Cis/Amosc lança edital para ampliar serviços médicos especializados


        O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (CIS/Amosc) está lançando edital para credenciamento de prestadores de serviços especializados na área da saúde além de nutricionistas, anunciou o presidente do CIS, prefeito de Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni.


         Os procedimentos que serão credenciados são nas áreas de gatroenterologia (polipectomia, retirada de corpo estranho – esôfago, estômago e duodeno – biópsias); procedimentos de urologia (cistoscopia e urodinâmica); eletroneuromiografias (face, membros inferiores e superiores); ultrassonagrafias (hipocôndrio direito, articulações, transfontanelar, bolsa escrotal, obstétrico com Doppler e obstétrico morfológico); tomografias (crânio, coluna, art. externo clavicular, ombro, cotovelo, punho, sacro-iliaca, coxo-femural, joelhos, seios de face, ouvidos, pescoço, tórax, abdome superior, pelve, abdome total, segmentos apendiculares); cirurgias de otorrinolaringologia, análises clínicas, fonoaudiologia (Bera e audiometria tonal limiar); e ginecologia/obstetrícia (colposcopia).


         Os interessados no credenciamento poderão obter informações através do telefone (49) 3323-8274 ou e-mail para cisamosc@amosc.org.br . O edital 01/2006 está disponível no site da Amosc: www.amosc.org.br .


         O CIS/Amosc, integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado em 1996 pelos municípios da Amosc para compra de serviços especializados em saúde, como consultas e exames, não disponíveis pelo SUS na região. O consórcio permite redução de custos e a racionalização do atendimento.


Toda a população residente pode ser beneficiada pelo CIS. O atendimento inicia na rede básica municipal, quando o usuário recebe o primeiro atendimento no Posto de Saúde. Após a avaliação, sendo necessário, o paciente será encaminhado ao médico especialista. Caso não disponha desse médico em sua rede própria, o usuário será encaminhado ao atendimento proporcionado pelo CIS/Amosc. O processo é controlado pelas Secretarias municipais de saúde.


Praticando uma tabela de preços intermediária entre a estabelecida pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e a do SUS, o Colegiado de secretários municipais de saúde amplia o número de   especialistas a serem credenciados sempre que a demanda exigir. Os códigos e as diretrizes aplicadas são as mesmas do SUS. O CIS/Amosc disponibiliza 21 especialidades médicas, com cerca de 100 profissionais e 180 clínicas e demais estabelecimentos credenciados.


A base territorial do CIS é de 57 municípios e, a população atendida é de 590 mil habitantes. A composição microrregional é a seguinte: 20 municípios da Amosc, sete da AMNoroeste, 14 da Amai e 16 municípios da Amauc.


Fonte: MB Comunicação