Equipes pedagógicas dos municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participaram de uma reunião sobre a educação infantil. O encontro, realizado no auditório da AMOSC, ocorreu na manhã de quinta-feira. Foram tratados assuntos como a nova diretriz operacional da educação infantil e da equidade, instituída pela Resolução CNE/CEB nº 1, de 17 de outubro de 2024, onde os municípios têm o papel de fazer as adequações e regulamentar no âmbito municipal.
Temáticas como o Seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que ocorre no dia 18/03, a formação dos professores da educação infantil da região da AMOSC, que inicia em maio, o planejamento dos professores, o processo de avaliação e a matriz curricular da educação infantil foram discutidas durante a reunião. Uma comissão foi formada para fazer a análise do currículo da educação infantil e, posteriormente, fazer adequações necessárias.
“Foi uma reunião necessária que precisa fazer com as equipes pedagógicas, pois muitas delas são novas nas equipes das secretarias de educação. É necessário ter conhecimento da especificidade da Educação Infantil e dos novos marcos legais, a exemplo da nova diretriz operacional da educação infantil. Ter atenção para discutir com os professores, eles precisam ter conhecimento dos novos documentos legais, que foi regulamentado pelo Conselho Nacional da Educação”, cita a assessora de educação da Amosc, Locenir Tereza de Moura Selivan.
“A reunião foi muito proveitosa, sempre aprendemos algo novo e para nós, coordenadores, são muito importantes os encontros. Trabalhamos em um município, encontramos a realidade de outro. Às vezes você acha que só o seu município está com problemas, mas todos temos e a gente entra em contato com a AMOSC para tentar resolver. A troca de experiência faz muito bem para a realidade, para você levar para a tua realidade”, conta a Assessora Pedagógica de Águas de Chapecó, Marizete Eichelberger.
Agora, as equipes retornam aos seus municípios para, com o apoio da AMOSC, que enviará o documento da diretriz da nova regulamentação nacional, discutir com as gestões municipais, com os professores e com o Conselho Municipal da Educação.


