Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMOSC alinha ações para 2025 e elege nova diretoria

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) realizou, no dia 12 de fevereiro, no Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres (CIGERD) de Chapecó, a primeira reunião do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da Região da AMOSC. O encontro, que reuniu representantes dos 20 municípios associados, teve como foco o planejamento estratégico para 2025 e a eleição da nova diretoria.

A reunião destacou a importância da estruturação das Defesas Civis municipais. Os coordenadores regionais de Chapecó e Xanxerê apresentaram um esboço de proposta com as principais demandas de materiais, equipamentos e equipes necessárias para fortalecer as ações de prevenção, proteção e resposta a emergências. A proposta será finalizada e encaminhada aos prefeitos para aprovação e implementação.

Outro ponto foi a capacitação dos novos Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil (COREDC) dos Municípios, que terão acesso a cursos online, como o da Defesa Civil, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) e o Sistema de Comando em Operações (SCO), visando aprimorar suas habilidades em gestão de risco e resposta a desastres.

 A reunião discutiu a criação do Plancon-Agravi, um plano de contingência para ameaças graves à vida em espaços escolares, que está em fase de construção onde os municípios estão recebendo as informações para a criação dos Comitês Municipais, e devem finalizar até o mês de junho de 2025.  Complementando as ações voltadas à escolas, foi apresentada a ampliação do Programa Defesa Civil na Escola, com a meta de capacitar mais professores para disseminar práticas preventivas com os estudantes. 

Durante a reunião, o Plano de Contingência da Assistência Social, atualmente em desenvolvimento em parceria com as COREDECs, que, após aprovação da Defesa Civil Estadual e Secretaria de Estado da Assistência Social, receberá o Selo de Certificação.  A reunião definiu ainda, que os Planos Municipais de Contingência devem ser concluídos até julho de 2025. Em maio, ocorrerá ainda um simulado estadual de emergência envolvendo a população e todos os serviços previstos no Plancon, com orientações repassadas pela Secretaria Estadual de Defesa Civil.

Ao final do encontro, foi eleita a nova diretoria do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da Região da AMOSC para o ano de 2025: 

Coordenador: Fabio Kaizer – Município de Pinhalzinho

Vice-coordenador: Manuelle Osmarin Pinheiro de Almeida – Município de Guatambu

1º Secretário: Ana Paula da Silva – Município de Caxambu do Sul

2º Secretário: Kevinn Eduardo Barionuevo Agostini – Município de Águas de Chapecó


Para o Coordenador do Colegiado, Fábio Kaizer, a atuação integrada e o fortalecimento das Defesas Civis municipais são essenciais diante do aumento de desastres, como enchentes e vendavais, que impactam as comunidades. Ele destacou a importância da preparação contínua para tornar os municípios mais seguros e ressaltou o papel fundamental do Colegiado, que, em parceria com as instâncias estaduais, articula ações e compartilha informações para fortalecer a atuação da Defesa Civil. “A prioridade nossa enquanto colegiado é ampliar as capacitações e qualificar mais agentes para atender a população, com foco na prevenção e em respostas rápidas diante de situações de emergência”, destacou  Kaizer. A reunião encerrou com o compromisso de fortalecer a atuação integrada da Defesa Civil e com a definição do calendário de encontros do colegiado para 2025.

Da esquerda para direita: •⁠ Coordenador: Fabio Kaizer - Município de Pinhalzinho •⁠ ⁠2º Secretário: Kevinn Eduardo Barionuevo Agostini - Município de Águas de Chapecó Vice-coordenador: Manuelle Osmarin Pinheiro de Almeida - Município de Guatambu 1º Secretário: Ana Paula da Silva - Município de Caxambu do Sul