Reunião do colegiado define novas diretrizes para garantir qualidade nutricional e fortalecer vínculos com a comunidade local nas escolas de tempo integral
O Colegiado de nutricionistas da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) realizou reunião para discutir diretrizes e estratégias voltadas à alimentação escolar para 2025. O encontro abordou desde os novos critérios de licitação e a inclusão de produtos de agricultura familiar até o planejamento de ações educativas nas escolas de tempo integral. O objetivo central é garantir qualidade nutricional e reforçar a integração com a comunidade agrícola local.
O encontro destacou o novo processo de prestação de contas via portal BB Gestão Ágil detalhado pelo contador da AMOSC, Carlos Niec, que esclareceu dúvidas sobre o sistema e sobre as especificidades das novas licitações. A renovação das compras públicas e o alinhamento com as mudanças nas regras para agricultura familiar também foram temas de importância, visto que visam fortalecer a presença de alimentos regionais e de produtores locais na alimentação escolar.
Outro ponto abordado foi a formação recente sobre seletividade alimentar em crianças, focando especialmente em estudantes autistas ou que apresentam restrições alimentares sem diagnóstico de neuro divergência. Durante a capacitação conduzida pelas nutricionistas Juliana Malke e Camila em Concórdia, foram exploradas estratégias de acolhimento, como a exposição prévia ao cardápio e o uso de práticas adaptativas no refeitório, de forma a tornar a alimentação escolar mais acessível e inclusiva.
Com a implantação do ensino em tempo integral no ensino fundamental, os nutricionistas também discutiram a integração de atividades de educação nutricional no currículo escolar. Segundo a Coordenadora do colegiado Paula A. Bernardi de Oliveira, nutricionista de Sul Brasil, o colegiado busca, fortalecer parcerias com professores e famílias, promovendo uma alimentação saudável como parte essencial do desenvolvimento dos estudantes. Finaliza, afirmando que a inclusão de temas como a alimentação adequada no cotidiano das escolas é vista como uma estratégia fundamental para promover hábitos saudáveis e integrar o tema à rotina educativa de tempo integral, tem se mostrado uma oportunidade de ação junto às crianças.