A Federação de Consórcios e Associações de Municípios de Santa Catarina (FECAM) anunciou as 40 boas práticas municipais selecionadas para participarem do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC), promovido pela Instituição. Entre as iniciativas selecionadas, seis pertencem a municípios da Região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), incluindo Chapecó, Coronel Freitas, Nova Itaberaba, Paial, Pinhalzinho e São Carlos. Gratuito e aberto ao público, o evento conta com uma programação diversificada, que inclui shows, debates, oficinas e uma feira de inovações para a gestão municipal.
A COMAC destaca-se como um importante espaço de diálogo sobre políticas públicas e o futuro dos municípios catarinenses. Este ano, o tema “Governança rumo ao futuro das cidades” enfatiza a resiliência urbana, inovação e tecnologia na administração pública, além de abordar as limitações do período eleitoral. Em um cenário de rápidas transformações, o congresso proporciona um momento para discutir a preparação das cidades para o que está no horizonte. O evento, organizado em três eixos temáticos, discutirá a criação de cidades resilientes a desafios climáticos, sociais e econômicos. Ele também abordará a aplicação de inovações tecnológicas para melhorar a eficiência e transparência na gestão municipal. Além disso, enfatiza a importância do uso responsável de recursos públicos e a observância das restrições legais para evitar irregularidades.
O evento permite aos municípios apresentarem suas iniciativas para todo o estado. Essas iniciativas abrangem várias áreas como saúde, educação, meio ambiente, cultura, desenvolvimento econômico e tecnologia. Todas são inovações bem-sucedidas em municípios catarinenses. Os projetos foram escolhidos por uma comissão de especialistas que avaliou, os critérios como criatividade, possibilidade de replicação, impacto social, inovação, engajamento comunitário e otimização de recursos financeiros, das 184 propostas enviadas por prefeituras, Associações de municípios e Consórcios públicos.
Confira as Boas Práticas selecionadas da Região da Amosc
Chapecó: Adequação ambiental das Áreas de Preservação Permanente (APP) em Pequenas Propriedades Rurais do Oeste de Santa Catarina
Coronel Freitas: Plano Diretor de Gestão de Risco de Desastres de Coronel Freitas PDGRD-CF
Pinhalzinho: Resgatando valores
Paial: Criando vínculos: produzindo conhecimentos
Nova Itaberaba: Projeto cheiros, texturas e sabores
São Carlos: Cooperativa Escolar
O projeto de adequação ambiental das Áreas de Preservação Permanente (APP) em Pequenas Propriedades Rurais do Oeste de Santa Catarina, organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental (Consórcio Iberê), visa promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo políticas públicas como a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Programa Nacional de Educação Ambiental e Agricultura. A iniciativa busca reduzir conflitos sobre o uso das APPs na área de atuação do Consórcio, priorizando os mananciais de abastecimento público nos sete municípios participantes. Inicialmente, o projeto atendia apenas algumas áreas de APP, contudo, devido aos bons resultados em Chapecó e Cordilheira Alta/SC, agora prioriza a adequação ambiental de toda a propriedade, incluindo a regularização da piscicultura, facilitando a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).
O projeto de educação ambiental desenvolvido pela Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista, segundo a professora do Núcleo Pedagógico da secretaria municipal de educação de Nova Itaberaba, Juliana Bianchi Gilioli, tem como foco a valorização das plantas medicinais e o resgate do saber popular, promovendo reflexões sobre a importância da biodiversidade e das alternativas naturais para a saúde. Por meio de atividades lúdicas, práticas agroecológicas e socioambientais, o programa estimula a conscientização sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Além de criar um horto medicinal e uma secadora artesanal para armazenamento adequado dos chás, o projeto proporciona a formação científica sobre as propriedades das ervas medicinais, realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Uma das ações de destaque foi a visita das crianças às casas dos avós, onde conheceram tradições culturais e trouxeram mudas de chás para o horto da escola, fortalecendo o vínculo com o saber ancestral. As atividades incluíram oficinas para a comunidade sobre alimentação saudável e aproveitamento dos alimentos. Também ensinaram a preparação de xaropes, pomadas, spray e travesseiros aromáticos com plantas medicinais cultivadas na escola.
O projeto “ Resgatando valores” busca ensinar o valor e o preparo dos alimentos, unindo prática e conhecimento sobre alimentação saudável, incentivando o autocuidado e a autonomia alimentar desde cedo. As crianças aprendem, de forma lúdica e interativa, sobre a importância de hábitos saudáveis, desenvolvendo o gosto por ingredientes frescos e receitas caseiras. Com atividades que incluem o plantio de trigo, visitas a moinhos e a experiência de assar batatas em forno de barro, o projeto desperta o interesse pelo cultivo e a origem dos alimentos, promovendo um aprendizado que vai além da sala de aula.
Desde 2022, a iniciativa atende turmas duas vezes por semana e já envolve a comunidade escolar e a Associação de Pais e Professores, com apoio da Secretaria de Educação. Além das práticas alimentares, o projeto promove o desenvolvimento de habilidades motoras, sensoriais e interpessoais, ampliando a capacidade analítica das crianças. Famílias também participam, contribuindo para um ambiente que fortalece laços e resgata práticas culturais, como a casa campeira e o forno de barro.
Segundo a professora do Município, Nelsinda Romilda Steindorf Rommel, o projeto visa conscientizar sobre as consequências do lixo e da ação humana no meio ambiente, incentivando práticas de preservação e sustentabilidade. Focado em resíduos orgânicos, o projeto mostra que esse tipo de lixo pode ser transformado em fertilizante, por meio de compostagem. A iniciativa envolveu alunos do 3º ano, que aprenderam a partir de visitas e práticas na escola sobre reciclagem, decomposição, separação de resíduos e uso de composteiras feitas com materiais reutilizados. O projeto também envolveu a criação de fertilizantes líquidos para plantas, além de promover a conscientização ambiental entre os estudantes, a ação estimula a mudança de hábitos tanto na escola quanto nas casas dos alunos.
O projeto de compostagem na escola envolveu a coleta das sobras do refeitório dos alunos, que participam ativamente do processo de separação do líquido gerado pelos orgânicos. Segundo a professora, essa prática ensinou às crianças a não desperdiçarem. Líquido gerado na compostagem pode ser diluído em água e utilizado para irrigar plantas e hortaliças.
O Diretor da Escola Municipal Pe. Nicolau Gouverneur Balneário de Pratas de São Carlos, Jair José Schena explica que a Cooperativa Escolar, chamada Cooper Pratas, foi estabelecida em 2022 na Escola Municipal Pe. Nicolau Gouverneur, no Balneário de Pratas, por meio de uma parceria entre a Administração Municipal e a Cooperativa de Crédito Sicredi. Com 65 sócios, composta por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, a Cooper Pratas conta com a orientação de um professor que supervisiona as atividades, seguindo uma metodologia específica para fortalecer a educação cooperativa e financeira entre os jovens. Essa estrutura, embora adaptada, segue os moldes de uma cooperativa adulta, com um estatuto próprio e bem definido.
O programa busca promover o conhecimento e a aplicação dos princípios cooperativos, desenvolver o pensamento crítico e incentivar a formação de lideranças e o empreendedorismo. Desde sua criação, a Cooper Pratas tem se destacado como um marco para a comunidade escolar, proporcionando mudanças expressivas nas atitudes e nas ações dos alunos associados, que demonstram um senso crescente de responsabilidade e cooperação.