AMOSC contribuindo para o desenvolvimento regional

A reta final de 2024 exige a organização de metas e ações prioritárias para os novos gestores

 

Na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro de 2024, o presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), prefeito de Águas Frias, Luiz José Daga (Dinho), participou de uma entrevista ao vivo no programa Chapecó Notícias 1ª Edição, conduzido pelos jornalistas Fábio Schardong e Mateus Frozza. Durante a entrevista, Dinho abordou os desafios e as ações prioritárias da AMOSC até o final de dezembro de 2024, destacando as mudanças estruturais necessárias em função das eleições municipais e a transição para os novos gestores.

Para o próximo ano, a AMOSC contará com 18 novos prefeitos em sua estrutura regional (do total de 20 municípios associados). Diante desse cenário, Dinho destaca a importância de se preparar e organizar a transição de forma responsável. “Agora é hora de prestar contas do dinheiro público, ou seja, arrumar a casa para poder entregar aos novos gestores, garantindo que os serviços continuem sendo prestados com qualidade”, afirmou.

Dinho destacou o papel fundamental da AMOSC no apoio técnico e administrativo aos municípios, especialmente nos setores de agrimensura, jurídico, assistência social, contabilidade, engenharia e arquitetura. Ele também mencionou a atuação dos colegiados que compõem a estrutura da associação, cujas contribuições são essenciais para o bom funcionamento dos serviços públicos na região.

Outro ponto importante levantado durante a entrevista foi a possibilidade de construção de uma nova sede para a AMOSC, que poderá ampliar a capacidade de atendimento e fortalecer novamente a integração entre os consórcios CIDEMA e CIS-AMOSC, ambos criados em resposta às demandas da Associação. “Esse é um dos grandes desafios que os próximos gestores terão pela frente”, observou o presidente.

Quando questionado sobre a relação da AMOSC com a comunidade, Dinho explicou que a atuação da associação junto aos órgãos públicos impacta diretamente a população. “Quando a AMOSC trabalha com os órgãos públicos, já está atendendo a comunidade. Precisamos agilizar alguns processos para que os serviços cheguem com mais rapidez e eficiência aos municípios “, concluiu.

Durante a entrevista, foi destacado o papel da AMOSC na frente à Bancada do Oeste e sua atuação dentro da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), relacionando a boa comunicação mantida com os deputados estaduais e federais da região. “Um dos papeis da AMOSC é buscar constantemente soluções para os problemas enfrentados pelos 20 municípios da Região da AMOSC, atuando assim como intermediária entre os gestores locais e os parlamentares”, observa o presidente.

A AMOSC continua trabalhando a fim de garantir o desenvolvimento contínuo da região Oeste, prestando suporte técnico e estratégico aos municípios, mesmo em um cenário de mudanças políticas. O presidente também deixou claro o elo entre os municípios e para o desenvolvimento regional, reforçando que a  colaboração entre as prefeituras otimiza os serviços prestados à população.


Município de Águas Frias

         O presidente da AMOSC, enquanto Prefeito de Águas a Frias, destacou o crescimento e as iniciativas do município emancipado em 1991. Ressaltou que nos últimos dois anos, o município tem buscado apresentar o seu calendário turístico para toda a região. “Em novembro, temos a tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde, que atrai pessoas de toda a região.  Em dezembro realizamos o Baile do Chopp, um dos eventos mais aguardados do ano”, afirmou.

 

Além disso, Dinho enfatizou o avanço da agricultura local, especialmente na parceria com a suinocultura, que tem sido uma das principais fontes de crescimento econômico, sendo que o município tem investido e buscado cada vez mais por oportunidades para que os jovens permaneçam no campo.