Chapecó sediará o 1º encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da Região Sul

A  Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e o Grupo de Estudos em Educação Integral de Santa Catarina (GEEI-SC) em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), e outras instituições e associações, realizarão o primeiro Encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da Região Sul. O evento, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, visa reunir pesquisadores, gestores, professores e profissionais da educação para discutir práticas e reflexões sobre a escola em tempo integral.

O tema central do evento, “Tecendo o pensar e o fazer: práticas e reflexões na construção da escola em tempo integral”, busca fomentar o debate sobre políticas públicas e práticas pedagógicas nas redes de educação integral. O encontro tem como principais objetivos melhorar as políticas de educação integral, conectar teoria e prática, estimular a produção científica sobre educação integral, acompanhar o desenvolvimento do Programa Escola em Tempo Integral na Região Sul e incentivar a criação de comitês territoriais de educação integral nos municípios e estados.

A programação inclui mesas-redondas, conferências, painéis de experiências, momentos culturais e a apresentação de trabalhos científicos. Os participantes poderão submeter seus trabalhos em duas modalidades: Comunicação de Pesquisa e Relatos de Experiências. As submissões estão abertas para pesquisas de graduação, monografias, dissertações e teses, bem como relatos práticos da gestão da educação integral.

 

Inscrições e publicações

 

As inscrições para o evento estarão abertas até o dia 09 de outubro, acesse aqui . Os interessados devem enviar resumos simples, com um texto entre 400 e 500 palavras. As submissões poderão ser feitas em duas modalidades, Comunicação de Pesquisa e Relatos de Experiência.

Na modalidade pesquisa, serão aceitos trabalhos que estejam em fase de desenvolvimento ou que já tenham sido concluídos, relacionados a investigações científicas. Esses estudos podem estar vinculados a Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação (TCCs), monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Já na modalidade Relatos de Experiência, a proposta é receber submissões que relatam práticas de gestão da educação integral. Podem ser experiências vivenciadas em escolas ou na gestão de políticas públicas, tanto em nível de rede quanto em projetos mais específicos.

Após a apresentação dos posters no evento, os autores terão a oportunidade de enviar o texto completo de seus trabalhos, entre 30 de setembro e 21 de outubro de 2024. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento, conforme as normas que serão divulgadas em breve.