Encontro sobre formação de professores abre novos horizontes para Região Oeste de Santa Catarina

No início da primeira semana de setembro, no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), ocorreu o encontro do Colegiado Institucional de Formação de Professores da Unochapecó. O momento reuniu representantes dos cursos de licenciatura da universidade, da Coordenadoria Regional de Educação de Chapecó, da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó e do Setor de Educação da AMOSC, para discutir e aprimorar a formação inicial e continuada de professores.

O objetivo foi apresentar os resultados e debates do seminário avançado sobre formação de professores, realizado recentemente em Florianópolis (20 e 21 de agosto). Este seminário teve como foco principal levantar um diagnóstico de como está a situação da formação e propor a composição de uma comissão para planejar uma política estadual de formação de professores que garanta um alinhamento consistente na formação docente.

Durante a reunião, os participantes compartilharam as discussões ocorridas em Florianópolis e avaliaram como as recomendações do seminário podem ser integradas às práticas locais. A ideia é fortalecer a qualidade da educação e assegurar que tanto a formação inicial quanto a continuada dos professores estejam alinhadas com as melhores práticas e políticas educacionais que garanta as aprendizagens dos alunos.

Além disso, o colegiado debateu sobre a necessidade de uma abordagem mais coesa e estratégica para enfrentar os desafios da formação de professores, com foco em garantir uma educação de qualidade que acompanhe as demandas e transformações da sociedade.

 

A reunião na AMOSC também foi uma oportunidade para revisar a agenda de encontros futuros e discutir como as instituições parceiras podem colaborar para implementar ações que fortaleçam a formação inicial e continuada da região. Este esforço conjunto visa não apenas melhorar a formação dos futuros educadores, mas também assegurar que a educação regional continue a evoluir e atenda às novas necessidades contemporâneas.