Encontro com articuladoras municipais da Região Amosc debate o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Na manhã desta terça-feira (06/08), o Colegiado De Educação da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) realizou um encontro com as articuladoras municipais para discutir o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Durante o momento, foram abordados temas  como o questionário de coleta de dados do monitoramento através do painel de acompanhamento dos indicadores do Ministério da Educação, formação sobre leitura e escrita na Educação Infantil, Selo compromisso criança alfabetizada, Cantinho de leitura e a troca de experiências do acompanhamento nos municípios. 

Segundo a  Articuladora Municipal e professora do Núcleo Pedagógico da secretaria municipal de educação de Nova Itaberaba, Juliana Bianchi Gilioli,  esses encontros são fundamentais por serem formativos, informativos e abordarem orientações sobre as políticas educacionais vigentes. Ela acrescenta que essas reuniões tornam-se um espaço de diálogo e troca de experiências entre os articuladores, permitindo aos municípios compartilhem suas práticas, desafios e expectativas. “Isso promove um ambiente colaborativo em que todos podem crescer e melhorar juntos. O auxílio que temos da Assessora da Amosc, faz a gente se sentir seguro em relação às nossas ações pois, os encontros têm como efeito serem redes de apoio aos municípios,  possibilitando o desenvolvimento de estratégias eficazes para os desafios locais” explana Juliana.

A Articuladora Educacional de Chapecó, Aline Angélica Pinheiro, dialoga que encontros como esses são essenciais para compartilhar as vivências e saberes de cada município. Ela relata que durante o encontro foi abordado sobre o projeto Leitura e Escrita (LEEI), que entra dentro do compromisso nacional criança alfabetizada e é voltado para a educação infantil. “Neste momento o projeto foca nas turmas de pré-escola, é um programa de formação para os professores,  que envolve a leitura e escrita na educação infantil, respeitando o nível de desenvolvimento das crianças”, explica Aline.

Outro ponto abordado foi o encaminhamento de cantinhos de leitura nas escolas, que já foi tema abordado anteriormente no Colegiado de Educação da Amosc. O cantinho da leitura  visa  estimular o hábito de ler e melhorar os índices de leitura. As escolas da região da AMOSC vêm desenvolvendo esse projeto desde de maio de 2024.  Além disso, foi dialogado que as formações para os professores começarão em agosto, com encontros online tanto para os formadores municipais quanto para os professores, seguidos de encontros presenciais nos próximos meses.