AMOSC realiza reunião para debater o trabalho da equipe multidisciplinar na educação

 

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), promoveu um encontro para debater o trabalho da equipe multidisciplinar na educação que reuniu psicólogos, assistentes sociais, diretores escolares, coordenadores de educação, pedagogos e psicopedagogos. O evento, realizado na sede da Associação, na manhã de 31 de julho, teve como principal objetivo debater as atribuições dos profissionais da área de psicologia e assistentes sociais nas escolas, integrados às ações colaborativas de forma multidisciplinar com os demais profissionais da educação.

O encontro contou com a presença da professora da Unochapecó, Adriana De Toni e da representante do Conselho Regional de Assistência Social, Elisônia Carin Renk, que realizaram a apresentação e alguns esclarecimentos sobre a Lei nº 13.935,  que institui a prestação de serviços de psicologia, serviço social nas redes públicas de educação básica. Durante o momento,  foi destacado a importância da colaboração entre profissionais de diversas áreas para a criação de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor  que amplie e fortaleça o trabalho com as famílias, superando a visão de famílias desestruturadas. Foi orientado ainda, que as escolas precisam entender as questões de conflitos  e destacaram que há instrumentos próprios para isso, como é o caso da mediação de conflitos, justiça restaurativa que podem auxiliar na resolução dos desafios do espaço escolar.

A manhã de reunião trouxe também a possibilidade do compartilhamento de experiências com equipes multidisciplinares dos municípios de Chapecó e Pinhalzinho.  Sendo que a assistente social da equipe da Secretaria de Educação de Chapecó, Mariana Becker, destacou a aplicação da legislação que introduz assistentes sociais e psicólogos nas escolas. Nos anos de 2022 e 2023, foram criados cinco núcleos regionais, com dois coordenadores pedagógicos, um assistente social, um psicólogo e dois educadores especiais. Esses núcleos são responsáveis por aproximadamente 17 escolas cada, e ainda  juntamente com a Secretaria de Educação existe uma equipe multiprofissional composta por duas assistentes sociais, duas psicólogas e uma pedagoga, que trabalham em articulação com os núcleos para debater, acompanhar e encaminhar os problemas das escolas.
A psicóloga do município de Pinhalzinho, Kamila Andressa Rabuske, relatou a atuação da equipe multiprofissional na educação, composta por uma coordenadora da equipe, duas psicólogas, duas psicopedagogas, uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional. Ela ainda conta sobre os projetos organizados pela equipe, que acontecem como um grupo de acolhimento e orientação, realizando o  suporte para os pais de estudantes diagnosticados ou em processo diagnóstico de autismo, projetos de intervenção em sala no momento em que surge alguma demanda específica.

 

Este encontro além de proporcionar o esclarecimento sobre atuação dos profissionais da área de psicologia e assistente social na educação, pretende contribuir na formação continuada dos profissionais envolvidos, afirma a Assessora em Educação da associação, Locenir de Moura Selivan.