Evento reúne 360 profissionais da Educação Fundamental para debater alfabetização, letramento e educação integral
O V Seminário Regional de Implantação do Currículo do Ensino Fundamental, promovido pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), reuniu 360 profissionais da Educação Fundamental. O evento abordou o currículo, práticas interdisciplinares, alfabetização, letramento e a escola de tempo integral, e aconteceu nas universidades parceiras, UFFS e Unochapecó, nos dias 18 e 19 de julho.
Com o objetivo de aprimorar o currículo escolar e fortalecer as práticas pedagógicas, o seminário teve como foco temas essenciais como alfabetização, letramento, práticas interdisciplinares e a escola de tempo integral. Além disso, foram abordadas questões relevantes como educação ambiental, emergências climáticas, processos migratórios, relações étnico-raciais e educação integral. A organização ficou a cargo da Coordenação Geral do Projeto de Formação Continuada de Professores da Região da AMOSC, composta pela Assessora de Educação da Associação, Locenir de Moura Selivan, pela professora Marizete Matiello e pelo professor Willian Simões.
Segundo a assessora de Educação, Locenir de Moura Selivan, eventos como este são fundamentais para o desenvolvimento profissional dos docentes e para o fortalecimento da educação na região. “O seminário foi um momento significativo para a troca de experiências e o fortalecimento do protagonismo docente, essencial para o crescimento profissional e para a melhoria do ensino em nossas escolas”, destacou a assessora.
Programação
A programação incluiu uma série de palestras e oficinas, com relatos de práticas pedagógicas dos municípios de Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Formosa do Sul, Guatambu, Jardinópolis, Nova Itaberaba, Nova Erechim, Paial, Planalto Alegre, Pinhalzinho, Santiago do Sul, São Carlos e Serra Alta. Os relatos apresentados foram uma oportunidade para os professores exporem suas experiências didáticas, promovendo a troca de conhecimentos e o reconhecimento das boas práticas desenvolvidas nas escolas da Região da Amosc.
O palestrante Juarez Thiesen explica que um dos grandes desafios que as escolas enfrentam ao implementar a educação em tempo integral é a compreensão do conceito e dos projetos. Para ele, embora tenha formação nas universidades, é em formações continuadas que se compreende o movimento da formação humana integral. “A educação integral, se ela é bem desenvolvida nas escolas, amplia esse horizonte de alfabetização, fazendo que as crianças se apropriem da língua escrita, de uma alfabetização escrita, mas também se apropriam do movimento desse mundo no seu desenvolvimento pleno”, declara Thiesen.
A professora do município de Caxambu do Sul/SC, Angela Zamoner, relata que o evento contribuiu para o movimento de inquietude, reflexão e análise das múltiplas dimensões da educação básica pública e das possibilidades e desafios relacionados à organização do trabalho pedagógico escolar na contemporaneidade. “Uma dinâmica interessantíssima proposta, acerca da apresentação de relatos de experiências dos professores da educação básica da região da AMOSC, criou uma cultura da aprendizagem colaborativa, dando voz, visibilidade e protagonismo aos docentes. Foi um momento intelectualmente significativo, que articulou reflexões conceituais e aprendizagem sobre o currículo e a organização do processo pedagógico escolar de forma colaborativa e compartilhada”, reconheceu Zamoner.
A coordenadora pedagógica da rede municipal de Águas Frias, Ledriana Minusculi Panis Cassol, afirma que poder ouvir outros profissionais e beber de fontes inspiradoras mostram que é possível implementar um currículo pensado e articulado na aprendizagem dos alunos. “Outro ponto extremamente positivo são os relatos de experiências, onde é possível compartilhar conhecimento, trocar ideias e experiências que fizeram e fazem a diferença na prática diária em sala de aula. Foi lindo, emocionante e nos mostra que nossa região é comprometida com uma educação de excelência”, ressalta Cassol.