ETAPA REGIONAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DEFINE PRIORIDADES PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS

As deliberações e conclusões desses encontros servirão como base para as políticas educacionais nacionais

Nos dias 26 e 27 de outubro, a educação ganha destaque na região com a realização da etapa regional da Conferência Nacional de Educação Extraordinária – CONAEE 2023/24, promovida pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC. Este evento é um passo fundamental para debater e definir as diretrizes educacionais que nortearão o futuro da região e do país.

O pontapé inicial para esse importante encontro aconteceu na quinta-feira, dia 26 de outubro, com a cerimônia de abertura, realizada de forma virtual através do Youtube. O evento virtual contou com a participação do Presidente da AMOSC, Julcimar Antônio Lorenzetti, Coordenadora do Colegiado de Educação, Idete Z. Munarini, Coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de SC, Claudio Orso, Coordenadora Regional de Educação de Chapecó, Jaqueline Brock e representante dos Fóruns Municipais de Educação, Ieda Pertuzatti, além de um público diversificado, incluindo educadores, gestores, especialistas e demais interessados no desenvolvimento da educação. A palestra de abertura foi proferida pelo renomado consultor Carlos Sanches, uma figura notável na área da Política Educacional e ex-secretário municipal de Educação de Castro, no Paraná. Sanches trouxe sua experiência e conhecimento para iluminar os caminhos da educação, destacando a importância da consolidação do Sistema Nacional de Educação para a efetivação do novo Plano Nacional de Educação, alinhado aos 07 eixos do documento referência da conferência.

No dia 27 de outubro, sexta-feira, o evento seguiu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, onde foi realizado o debate dos sete eixos da Conferência. Esses eixos são fundamentais para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) que guiará as políticas educacionais pelos próximos 10 anos.

Os debates foram conduzidos por especialistas, representantes da sociedade civil, educadores e autoridades locais e regionais, todos empenhados em discutir questões cruciais que afetam a educação em nossa região. Tópicos como inclusão, diversidade, formação de professores, valorização dos profissionais da educação, financiamento da educação, sustentabilidade, e outros temas, foram abordados de maneira profunda e comprometida. Para isso, foram organizados grupos de trabalho que debateram os sete eixos temáticos e apontam contribuições ao documento referência da Conferência Nacional.  Essas contribuições serão encaminhadas ao Fórum Estadual de Educação que coordena a Etapa Estadual da CONAE 2024 que ocorrerá em 01 e 02 de dezembro de 2023 de modo online e contará com a presença dos 31 delegados eleitos na Etapa Regional da AMOSC.

A Coordenadora da Comissão Organizadora Regional da Etapa da AMOSC afirmou que as deliberações e considerações desses encontros servirão como base para a elaboração das políticas educacionais do país, do Estado, da região e contribuirão para conduzir a direção da educação nos próximos anos. É um momento de união, aprendizado e transformação, que fortalece o compromisso com a qualidade e a acessibilidade à educação para todos. Conclui que a região da associação, demonstrou na organização desta Etapa Regional da Conferência, o espirito de colaboração entre diferentes órgãos e instituições, dentre eles, a Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, o Colegiado de Secretários Municipais de Educação, as Coordenadorias Regionais de Educação de abrangência da AMOSC, universidades, representantes dos conselhos e fóruns municipais de educação, representantes dos professores, sistema “S”, educação profissionalizante, povos indígenas, diversidade e vários outros setores que auxiliaram e se fizeram presentes.