Prefeito convoca reunião com autoridades policiais

A Administração Municipal de Chapecó convocou uma reunião de trabalho no fim da tarde desta terça-feira (20), na Sede da Prefeitura, com as Polícias Civil e Militar e a equipe de governo. O Prefeito de Chapecó, José Caramori, conduziu a reunião que contou com a presença do Vice-Prefeito, Luciano Buligon, do Secretário Municipal de Defesa do Cidadão, Sérgio Wallner, do Comandante Interino da 4ª Região de Polícia Militar de Chapecó, Ten. Cel. Gilberto Amandio Espíndola, do Comandante do 2º Batalhão de PM, Ten. Cel. Júlio Cesar Pozo da Fonseca e do Delegado Regional de Chapecó, Ronaldo Moretto. As autoridades deflagraram uma ação integrada para fortalecer a segurança pública em Chapecó e minimizar o número de ocorrências, com foco nos crimes de violência contra a vida.

O objetivo é massificar o que já está sendo feito em trabalhos ostensivo, repressivo e de investigação. A Polícia Civil fechou o ano de 2014 com um índice de 80% de resolutividade nas questões envolvendo homicídios. As estatísticas da Polícia Militar mostram eficiência na contenção e encaminhando das pessoas envolvidas em roubos, com um percentual de mais de 40%, um índice superior ao apresentado em outras regiões do Estado. O número de prisões e apreensões cresceu 10% em 2014 com relação ao ano anterior. No ano passado foram 2.271 pessoas presas e apreendidas pela PM/Chapecó, cerca de 50% são adolescentes.

O Prefeito solicitou uma audiência com o Secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, na próxima quinta-feira (22), em Florianópolis. Caramori será acompanhado por autoridades policiais de Chapecó. Algumas ações foram pontuadas para buscar auxílio na capital para o fortalecimento imediato do combate ao crime e aumentar a sensação de segurança na cidade, entre elas, o reforço à Delegacia de Homicídios, com o significativo aumento de efetivo e a oferta de meios materiais, a exemplo de novas viaturas.

O Prefeito também colocou à disposição a estrutura da Guarda Municipal para contribuir com as ações integradas. “Estamos mobilizados para massificar as ações, cada órgão com a sua competência, visando minimizar o sentimento de insegurança com uma resposta ainda mais efetiva à criminalidade em Chapecó”, concluiu o Prefeito.

Créditos: texto Vanessa Hubner / foto Mauri Oliveira /  divulgação PMC

Maiores informações: Assessoria de Imprensa – 3321: 8433