SUL BRASIL RETOMA CONVÊNIO COM HOSPITAL DE MODELO

A parceria entre Município de Sul Brasil e Hospital de Modelo foi retomada. Este desejo dos sulbrasilenses foi possível depois da regularização do hospital e empenho da Administração Municipal. 

“A Saúde está em primeiro lugar”, é o que garante o prefeito Éder Marmitt falando sobre a administração de Sul Brasil. Para isso o Município buscou inúmeras melhorias e a recente conquista foi o resultado positivo na negociação para o atendimento hospitalar em Modelo.

O ano de 2014 foi de muitas conversas, entre o prefeito Éder Marmitt, vice-prefeito Celso Fazzioni, secretário Cleomar Provenci e direção da Sociedade Hospitalar Beneficente de Modelo. O objetivo em comum era retomar o convênio diante de uma impossibilidade: o hospital não possuía um diretor clínico. O médico Paulo Coelho Vieira assumiu o papel de responsável clínico e tornou-se legal o desejo de reafirmar o convênio.

Como é o atendimento

O convênio garante atendimento de urgência e emergência, 24 horas. Neste plantão, o paciente é avaliado, tratado, podendo ser internado ou encaminhado a outro hospital.

No acordo do convênio ficou decidido que todos os pacientes devem procurar primeiro o atendimento da Secretaria de Saúde de Sul Brasil. No horário comercial, das 7h30 às 17h30, na Unidade Básica de Saúde; e fora de horário comercial, das 17h31 às 7h29, por meio do plantão da secretaria, no telefone 49 8435-6791.

O secretário de Saúde, Cleomar Provenci, explica o porquê desse procedimento. “Nossos profissionais de enfermagem e médicos avaliarão o paciente e atestarão se há necessidade de internamento, e ainda poderão encaminhar diretamente a outro hospital  em casos mais graves. Por isso é importante para a saúde e uma regra de organização que os pacientes devem aderir”, explica. 

Segue convênio com Hospital de Maravilha

O Hospital de Modelo presta somente atendimento de baixa complexidade. O convênio com o Hospital São José de Maravilha foi renovado para atendimento de média e alta complexidade. “O que o Hospital de Modelo não puder tratar será encaminhado para Maravilha, ainda podendo ser encaminhado para outros hospitais como de Chapecó, por exemplo”, esclarece o secretário.

Cleomar explica que o hospital de Maravilha possui várias especialidades que não há em Modelo e, por essa razão, foi necessária a renovação. “O hospital de Maravilha oferece especialidade de cardiologia, cirurgia geral, oftalmologia, ginecologia, obstétrica, ortopedia e urologia, além de fazer de exames de ultrassonografia, raio-x e tomografia e possuir 10 leitos de UTI”, explica o secretário. 

Legenda: Reuniões discutiram acerto do convênio