Formosa do Sul sedia oficina de capacitação para agentes culturais

Na última quinta-feira (18) foi realizada, no Auditório do Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria de Formosa do Sul, uma oficina de capacitação para agentes culturais. A oficina foi ministrada pela Daiane Frigo, chefe do Departamento Municipal de Cultura, como uma contrapartida pelo recurso recebido através do Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbio/2014, do Ministério da Cultura.

O recurso foi utilizado para custear uma viagem de estudos a Brasília/DF em que Daiane participou de um encontro do Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. Este encontro foi promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) por intermédio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) e a Secretaria da Economia Criativa (SEC) e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/DF.

Após o recebimento do recurso, a proponente do projeto precisa oferecer uma atividade de contrapartida. “Escolhi oferecer como contrapartida uma oficina de capacitação para agentes culturais, com a intenção de criar um espaço de troca de conhecimentos e formação coletiva, falando de temas que fazem parte do nosso dia-a-dia e nem sempre nos damos conta”, relata Daiane.

Na oficina foram tratados temas como: conceitos de cultura, diversidade cultural, políticas culturais, plano nacional de cultura, sistema nacional de cultura, economia criativa, editais, escopo de projetos e o prêmio Elisabete Anderle. Participaram do encontro, gestores e agentes culturais, representantes de entidades e conselheiros de cultura de Formosa do Sul, São Lourenço do Oeste, Pinhalzinho, Nova Erechim e Quilombo. A oficina foi inteiramente gratuita com entrega de apostila e certificado emitido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Formosa do Sul.