Secretários municipais de educação da região da AMOSC conhecem Trilha do Saber

Os secretários municipais de educação e equipes do plano municipal de educação da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) reuniram-se, nesta semana, no município de Pinhalzinho para realizar a avaliação das atividades do ano.

A secretária municipal de educação de Pinhalzinho, Fabiana Merigo, destacou a experiência da Trilha do Saber, que é um programa de educação ambiental, pesquisa científica e preservação ambiental, desenvolvido em Pinhalzinho.

A infraestrutura é composta por uma trilha interpretativa de educação ambiental, um centro interpretativo e um corredor ecológico de mata ciliciar, tendo como diferenciais os espaços adaptados para cadeirantes e pessoas com deficiência visual.

De acordo com o biólogo municipal Robelei Carlos Pieper, que coordena as atividades, a missão do programa consiste em atuar no desenvolvimento de ações de educação ambiental e preservação, garantindo o acesso de pessoas com deficiência, fornecendo espaços para o desenvolvimento de pesquisas científicas, com vistas ao conhecimento, valorização e preservação do meio ambiente local e sua biodiversidade.

O programa Trilha do Saber atende alunos da educação básica da pré-escola ao 9ª ano e integra a grade curricular da rede municipal de ensino. A trilha está aberta a comunidade em geral para visitação e é mantido pela Secretaria Municipal de Educação.

PLANEJANDO A PRÓXIMA DÉCADA

No encontro foram transmitidas orientações técnicas sobre o alinhamento dos Planos Municipais de Educação de acordo com os Planos Nacional e Estadual de Educação. A avaliadora educacional da SASE/MEC/UNDIME, Sueli Suttili, destacou os aspectos da nomeação da Comissão Coordenadora dos trabalhos de elaboração ou adequação dos planos municipais por meio de ato legal, podendo ser designado o Conselho ou Fórum Municipal de Educação. Também foi abordada a composição da equipe técnica responsável pelo levantamento dos dados educacionais, diagnóstico para embasamento de cada meta, documento base e esclarecidas dúvidas sobre o processo de planejamento.

AVALIAÇÃO

Os secretários municipais de educação da microrregião avaliaram positivamente as reuniões do Colegiado, que auxiliam o trabalho cotidiano das Secretarias de Educação. “É possível esclarecer as dúvidas, compartilhar dificuldades e trocar experiências, o que faz a diferença para a nossa atuação”, comentaram os profissionais.

O coordenador do Colegiado, Adailto Daga, ressaltou que 2014 apresentou avanços na educação brasileira com a aprovação do novo Plano Nacional de Educação, o que gerou grandes expectativas para o setor, principalmente, quanto ao financiamento da educação e da possibilidade do cumprimento das metas estabelecidas no prazo de 10 anos. Também destacou a importância das reuniões como instância de integração dos gestores municipais de educação, que tem desempenhado seu papel para o desenvolvimento da política educacional da região.

Também foi discutido a realização de um encontro integrado dos colegiados de educação, agricultura e nutrição sobre a questão da compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar, formação continuada para professores do ensino fundamental e da educação infantil para 2015.

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Outro destaque foi a conquista da aluna do 5º ano do Centro Municipal de Educação do município de Serra Alta, Claudia Luiza Donida, que foi classificada na etapa estadual das Olimpíadas de Língua Portuguesa e participará da etapa nacional no período de 16 a 18 em Brasília. Os trabalhos foram acompanhados pela professora Elides Vivan.

MB Comunicação