Mais avanços para secretaria de Saúde

A Saúde Municipal de Santiago do Sul conquistou importante avanço na qualidade dos serviços prestados. O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde divulgou no fim do mês de novembro a lista de certificação do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) 2013/2014, sendo que Santiago do Sul alcançou excelente resultado e obteve como desempenho nota máxima “muito acima da média”.

Em todo o Brasil foram avaliadas 29.598 equipes de Atenção Básica, apenas 4.577 obtiveram desempenho muito acima da média, que equivale à melhor avaliação. Essa certificação positiva da equipe da Unidade de Saúde de Santiago do Sul determina que o município continue a receber 100% dos recursos destinado pelo Ministério da Saúde, via PMAQ-AB já que na avaliação do 1º Ciclo 2011/2012 o município também teve desempenho Muito acima da média.

Além da equipe de Atenção Básica, o PMAQ também avaliou a qualidade do atendimento da Saúde Bucal que também obteve desempenho “muito acima da média”.

A boa avaliação dos serviços reflete ainda no aumento do repasse de recursos pelo Ministério da Saúde, sendo que esses recursos são utilizados para o aprimoramento e fortalecimento das ações de atenção primária e na estruturação dos serviços.

O PMAQ leva em consideração e tem como critério o desempenho da equipe, a estrutura física da Unidade, a autoavaliação dos profissionais, os indicadores da Saúde da Mulher, do homem, do idoso, da Criança, Doenças Crônicas e Produção Geral da Unidade.

Essa conquista reflete nos serviços prestados à comunidade em geral, qualidade no atendimento e organização dos trabalhos desenvolvidos pela equipe de saúde.