Atividade Grupo de Estudos dos Psicólogos

Conhecer e compreender para melhor atender a população em estado de emergências e calamidade pública foi tema de capacitação realizada pela AMOSC . Esta capacitação foi destinada aos Psicólogos que atuam na Política de Assistência Social (CRAS, CREAS, Abrigos) e aos Psicólogos que atuam nas Secretarias Municipais de Saúde.

A Psicóloga, ex-Conselheira do CRP e Docente da Unochapecó, Maria Carolina da Silveira, trouxe parâmetros de organização da equipe de trabalho em momentos críticos onde a atuação deverá ser voltada para o melhor atendimento à população vítima de emergências e desastres com os recursos disponíveis.

“Infelizlimente no Brasil a Equipe de Defesa Civil atua de forma segmentada e não conta com a participação de profissionais de Psicologia e Assistência Social” relatou a Psicóloga Maria Carolina Silveira.

A busca da rede de atendimento Municipal é de suma importância para o atendimento e desenvolvimento de ações voltadas às famílias vítimas de desastres e em situações de emergência.

Organização, planejamentos, acolhimento, centrais de distribuição, volunariado, grupos organizados foram alguns assuntos abordado nesta atividade. “Buscar a organização é primordial para restabelecer uma normalidade em termos de organização social” ressaltou a Professora e Psicóloga.

A Assistente Social da AMOSC destacou a importante que toda equipe tenha conhecimento sobre a atuação em situações de estado de emergência e calamidade publica para que na ocorrência de um evento todos saibam o seu papel no auxilio as vitimas.

 Este foi o primeiro passo do ciclo de capacitações propostas pelo Colegiado de Gestores e Trabalhadores do SUAS  sobre a atuação dos profissionais do SUAS em situações de Estado de Emergências e Calamidade Pública. No próximo ano as atividades terão continuidade onde novos profissionais serão envolvidos.