Educando com a Horta estimula consumo de verduras e legumes

A parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Epagri e Projeto Rondon está proporcionando um avanço de qualidade na alimentação dos alunos do CMEI Aprender Brincando e Núcleo Escolar Paulo Freire. O progresso alimentar é atribuído à interação das crianças no cultivo de verduras e legumes da horta na escola.

O espaço de hortaliça faz parte do Projeto Educando com a Horta e está situado em frente à creche e foi construído em julho desde ano e, ainda em agosto, foram plantadas as primeiras verduras e legumes. Já foram várias colheitas de produtos e todos os dias a merenda escolar tem algum produto da horta.

Para a nutricionista Francieli Bugalho, desta forma as crianças aprendem as práticas educativas com a horta, podendo levar para sua casa o conhecimento para que possam cultivar alimentos orgânicos da mesma forma que é realizado na escola, livre de agrotóxicos, sendo desta forma mais saudável.

Na horta são cultivados: alface, cenoura, temperos, beterraba, rabanete, pimentão, brócolis, abobrinha, couve-flor, tomate, repolho, morango, moranga cabotiá, mandioca e chás.

A diretora da creche, Rúbia de Mattos, diz que a interação dos alunos no cultivo da horta estimula o consumo dos produtos. ” O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas – é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Todo esse envolvimento gera a satisfação de experimentar os produtos”, destaca.