Dirigentes municipais de cultura buscam o fortalecimento no setor em todas as regiões

O Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) conta com apoio do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc) se reuniu na última semana, no município de Formosa do Sul.

O principal foco dos trabalhos do conselho foi o diálogo junto ao Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, a Fundação Catarinense de Cultura e o Conselho Estadual de Cultura para o fortalecimento da área cultural nas regiões do Estado.
A presidente do Congesc, Roselaine Vinhas, transmitiu informações sobre a última reunião do conselho realizada em Treze Tílias, nos dias 3 e 4 de novembro. No encontro, foi abordado a realização do V Fórum de Gestores Municipais de Cultura, que acontecerá no período de 8 a 10 de abril de 2015 em Urussanga. A programação contempla conferência e mesa redonda sobre a gestão cultural e oficinas de gestão, captação de recursos, patrimônio cultural, Sistema Municipal de Cultura, economia criativa e oficina de planos municipais de cultura.
Roselaine destacou importantes conquistas com sua representação no Conselho Estadual de Cultura, no qual defende a área cultural em sua diversidade e pontua questões sobre a gestão pública em cultura nos municípios catarinenses a exemplo de uma proposição na minuta de lei de reorganização do Conselho, incluindo seis representantes de gestores municipais das regiões do Estado atuarem como conselheiros.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
A diretora de cultura do município de Formosa do Sul, Daiane Frigo, apresentou o trabalho desenvolvido na área cultural com destaque para o teatro, dança, música, feiras de artesanato e reforma do Museu Municipal. O município também conta com um Conselho Municipal de Cultura e já possui a Lei do Sistema Municipal de Cultura Aprovada.
Na reunião os municípios de Coronel Freitas e Jardinópolis também expuseram suas experiências na área cultural.
FAIXA de FRONTEIRA
Outro tema abordado foi a representação do Colegiado de Cultura da AMOSC participar das ações de planejamento na Câmara Temática de Cultura do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira de Santa Catarina, que já realizou duas reuniões na região para discutir o fortalecimento da identidade cultural da Faixa de Fronteira de Santa Catarina que congrega 82 municípios fronteiriços. O núcleo é coordenado pela Secretaria de Estado e do Planejamento de SC e conta com uma coordenação específica em cada Câmara Temática.
A próxima reunião do Colegiado de Dirigentes de Cultura acontecerá no dia 4 de dezembro no município de Serra Alta.