Municípios debatem implantação de Centro Regional de Referência para formação em políticas sobre drogas

 

As consequências do uso prolongado de drogas, bem como seus efeitos na sociedade são temas que preocupam as administrações públicas municipais. Por isso, os secretários municipais de saúde da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), estiveram reunidos, na última semana, no auditório da entidade, em Chapecó.

No encontro foi apresentado o projeto de implantação do Centro Regional de Referência para formação em políticas sobre drogas (CRR), que tem como objetivo criar e instituir o Centro Regional de Referência para a região oeste catarinense voltado a formação permanente de profissionais em crack e outras drogas. A iniciativa será desenvolvida pela AMOSC, por meio das áreas da saúde, educação, e assistência social e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

De acordo com a gerente de programa do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/AMOSC), Geísa de Oliveira, para os profissionais da AMOSC a dependência química deve ser tratada pela área de saúde mental, com programas e serviços específicos. Porém, necessita da articulação com outras políticas públicas, como educação, assistência social e segurança pública para levar informação à população nos espaços em que são executados os serviços. O projeto foi encaminhado pela UFFS e aguarda-se a aprovação pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD).

CAMPANHA POLIOMIELITE

O Rotary Club Chapecó apresentou a campanha de erradicação da Poliomielite. Em 1985, o clube de serviço iniciou o "Programa Pólio Plus" para proteger as crianças contra as sequelas cruéis e fatais da doença. Três anos depois, a Assembleia Mundial de Saúde exortou o mundo no combate à pólio. Desde então, os esforços do Rotary e mais agências parceiras, incluindo a Organização Mundial de Saúde, Unicef, Centro Norte-Americano para Controle e Prevenção de Doenças e órgãos governamentais, conseguiram reduzir em 99% o número de ocorrências da doença.

Os rotarianos estão próximos de uma grande vitória, que deve ser, em breve, a erradicação global da pólio. Milhares de rotarianos têm contribuído para a erradicação da doença, distribuindo a vacina a camelo, helicóptero, caminhão ou motocicleta, trabalhando em postos de vacinação e na conscientização pública quanto à importância da vacina, bem como na mobilização de mais de 10 milhões de voluntários.

Esta iniciativa global de erradicação da pólio é reconhecida internacionalmente como modelo de cooperação pública e privada no alcance de uma meta humanitária.

COMPRA CONJUNTA

Os secretários municipais de saúde foram informados sobre o processo de finalização do edital para pregão eletrônico de compra conjunta, que será realizado no final deste ano por meio do CIS/AMOSC. O objetivo é a aquisição de medicamentos com redução de custo aos municípios consorciados.

CIRURGIAS

Na área de cirurgias eletivas foram abordados os novos credenciamentos em vascular e urologia, bem como a campanha de cirurgias de catarata.

MB Comunicação