Municípios da AMOSC implantam Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica

 

Assistência farmacêutica, encaminhamentos para cirurgias eletivas e encontro dos gestores em Concórdia foram temas debatidos durante reunião dos secretários municipais de saúde da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), na última semana, em Chapecó.

A Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica consiste em um grupo de farmacêuticos da microrregião que tem como finalidade subsidiar, dar auxílio técnico para deliberações, bem como discutir diretrizes, metas propostas para as políticas regionais de assistência farmacêutica. "Este grupo também auxiliará na unificação das listas de medicamentos, na elaboração do edital e no pregão eletrônico para compra conjunta no final deste ano, por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/AMOSC)", complementou a gerente de programa do CIS/AMOSC, Geísa de Oliveira.

Os objetivos da iniciativa são assessorar tecnicamente a Comissão Intergestores (CIR) em suas deliberações, bem como as Secretarias Municipais de Saúde nos assuntos referentes a medicamentos; refletir e discutir sobre as diretrizes técnicas e políticas no campo da assistência farmacêutica a serem implantadas e ou implementadas na região e auxiliar na articulação da integração dos serviços disponibilizados, acompanhando as políticas e iniciativas no campo da assistência farmacêutica e a qualidade da assistência prestada.

Além disso, tem como intenção incentivar, junto aos órgãos competentes, a implantação, implementação, fortalecimento e financiamento de serviços vinculados à assistência farmacêutica, na perspectiva de melhorar a qualidade dos serviços prestados, com otimização dos recursos de acordo com a Política Nacional de Assistência Farmacêutica e propor a Relação Regional de Medicamentos Essenciais (REMUME) para os municípios que compõem Comissão Intergestores (CIR) da Regional Chapecó e a sua constante atualização.

A Câmara Técnica também visa propor ações educativas pelo uso racional de medicamentos; apresentar protocolos gerenciais para os serviços de assistência farmacêutica incluindo seleção de medicamentos, programação, aquisição, armazenamento, gestão de materiais, distribuição e dispensação; monitorar e avaliar os serviços de assistência farmacêutica prestados; articular meios de promover atividades de educação permanente visando a qualificação dos serviços de assistência farmacêutica e divulgar as ações de assistência farmacêutica para a região, bem como o papel do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo os vínculos deste profissional com a população e também com os demais membros da equipe de saúde. 

A sede da Câmara Técnica será na AMOSC em Chapecó. A entidade será composta por um titular e um suplente de cada município da microrregião. As reuniões serão mensais e abertas aos membros da CIR que quiserem participar.

De acordo com Geísa, todos os documentos emitidos pela Câmara Técnica serão apreciados pela CIR. As licitações serão realizadas por intermédio do CIS/AMOSC, considerando no orçamento o menor preço pela quantidade licitada; o custo da licitação; a assessoria jurídica; a redução no trabalho; a compra direta com laboratórios e a qualidade.

Entre os benefícios do processo estão: qualidade dos genéricos ou éticos; transporte adequado; controle de qualidade do lote; certificado de boas práticas e empresas mais qualificadas.

CIRURGIAS

Na reunião foram apresentados os valores dos novos editais das cirurgias eletivas que serão lançados na área de cirurgia vascular, otorrinolaringologia e urologia. Os valores foram aprovados pelos secretários municipais de saúde e serão apreciados durante assembleia geral ordinária dos prefeitos para posterior publicação.

Para finalizar, os gestores foram convidados à participar do Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de SC (COSEMS), que será realizado no mês de julho, no município de Concórdia.

MB Comunicação