Estudantes recebem premiação do concurso que incentivou ações de conservação da Água

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/AMOSC), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (CIDEMA), com apoio das Secretarias Municipais de Educação entregaram, nessa semana, durante assembleia geral dos prefeitos os prêmios aos vencedores do II Concurso de Desenho e do I Concurso de Poesia, em Chapecó.

O concurso teve como objetivo conscientizar e estimular os alunos da rede municipal de ensino da microrregião a desenvolver práticas educativas de preservação ambiental e conservação da água. A assessora de educação da AMOSC, Locenir de Moura, ressaltou que as iniciativas e atividades nas unidades escolares devem ser permanentes e não pontuais, uma vez que as escolas são disseminadoras do conhecimento.

Na categoria "desenho", o primeiro lugar ficou o trabalho da estudante do município de Irati, Taline Maria Fontana, da Escola Isolada Municipal Jacutinga. "Foi emocionante receber o prêmio, pois não esperava ser uma das vencedoras", relatou empolgada.

A aluna destacou no trabalho a importância de conservar a água e do cuidado com o meio ambiente, com ênfase para a representação da cisterna e da mata ciliar. "Preservando a água cuidamos do nosso futuro", complementou. A professora responsável pela orientação do trabalho foi Marinês Turatti que explicou que a escola trabalha todos os anos a questão do meio ambiente e, neste o enfoque, foi a água.

Na segunda colocação ficou o desenho do aluno de Coronel Freitas, Henrique Trentin Rosina, da Escola Integral Municipal Simões Lopes. No desenho o estudante ressaltou que sem água o ser humano, os animais e as plantas não viveriam. Por meio do desenho também enfatizou o lado bom e ruim da vida. A professora responsável pelo trabalho foi Jéssica Maila Milani.

Na categoria "poesia", a aluna do município de Cordilheira Alta, da Escola Básica Municipal Fernando Machado, Kelli Aparecida Machado Pit, conquistou o primeiro lugar com o trabalho "Mundo imperfeito". De acordo com a estudante, muitas pessoas não se importam com a natureza e por isso o concurso foi importante para incentivar a conscientização. Na elaboração da poesia Kelli lembrou das áreas desmatadas e das consequências dessas ações, citou a poluição da água e a morte dos animais.

A professora responsável pela orientação do trabalho foi Tatiane Amado, que enfatizou o envolvimento da comunidade escolar na iniciativa. "Nossa escola trabalha com o tema há vários anos. Inclusive teve um dia para declamação das poesias. Todos se envolveram e amaram esse trabalho", comentou.

Na segunda colocação ficou a poesia "Água" da estudante de Quilombo, Vanessa Cristina Rubas Nunes, da Escola Familiar Rural Santo Agostinho. O professor responsável foi Antoninho Siviero.

O desenho classificado poderá ser utilizado em materiais de divulgação como folders, cartazes, impressos, envelopes e outros. A poesia classificada também fará parte dos documentos de divulgação do próximo Seminário de Políticas Públicas para Conservação da Água e a 3ª edição da cartilha educativa para semana da água.

A premiação foi uma bicicleta para o primeiro lugar de cada modalidade e um kit para voleibol na segunda colocação de cada modalidade.

Foto 01 – A assessora de educação da AMOSC, Locenir de Moura, ressaltou que as iniciativas nas escolas devem ser permanentes e não pontuais

Foto 02 – A entrega da premiação ocorreu durante AGO dos prefeitos da AMOSC

Foto 03 – A estudante do município de Irati Taline Maria Fontana e o presidente da AMOSC e prefeito de Coronel Freitas Mauri Zucco

Foto 04 – O aluno de Coronel Freitas, Henrique Trentin Rosina e o prefeito de Sul Brasil Éder Ivan Marmitt

Foto 05 – A professora Tatiane Amado, a aluna de Cordilheira Alta Kelli Aparecida Machado Pit e o prefeito de Cordilheira Alta Alceu Mazzioni

Foto 06 – O professor Antoninho Siviero, a estudante de Quilombo, Vanessa Cristina Rubas Nunes e o Celso Vedana