Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável é apresentado para prefeitos da AMOSC

 

Os prefeitos municipais da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) estarão reunidos nesta quarta-feira (18), a partir das 9 horas, no auditório da entidade, para assembleia geral ordinária. Na pauta, destaque para apresentação pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (SIDMS) e do Escritório de Projetos.

O sistema visa facilitar o acesso dos agentes públicos à imensa quantidade de informações espalhadas pelas bases de dados dos órgãos públicos federais e estaduais, além das pesquisas da própria FECAM, tratando e consolidando os conteúdos mais estratégicos para os municípios, associações de municípios e aos diversos recortes territoriais usados em Santa Catarina.

Desta maneira, a intenção é fomentar a prática do planejamento, avaliação e tomada de decisão orientada por informações técnicas, tornando-se, também, uma base de referência para a pesquisa científica e o trabalho jornalístico no Estado. O propósito é transportar aos municípios e regiões patamares mais elevados de bem-estar social por meio da identificação e análise das áreas e processos que limitam o seu desenvolvimento.

Os objetivos do Escritório de Projetos são de disponibilizar apoio técnico para o acesso e gestão aos financiamentos de políticas públicas por intermédio de transferências voluntárias de recursos. A proposta é uma parceria entre FECAM e Associações de Municípios para fazer o acompanhamento de projetos, buscas de editais, emendas parlamentares disponíveis e programas de Governos.

O presidente da AMOSC e prefeito de Coronel Freitas, Mauri José Zucco, ressalta que também será feita a entrega da premiação do II Concurso de Desenho e I Concurso de Poesia, que teve como tema a preservação ambiental e conservação da água. O objetivo da iniciativa foi conscientizar e estimular os alunos da rede municipal de ensino da microrregião a desenvolver práticas educativas de preservação ambiental e conservação da água. "A premiação será uma bicicleta para o primeiro lugar de cada modalidade e um kit para voleibol na segunda colocação de cada modalidade", antecipa.

Também está prevista avaliação da missão oficial à Europa, realizada no período de 16 a 30 de maio, com foco na sustentabilidade, energias renováveis, resíduos sólidos, associativismo de pequenas propriedades e mobilidade/modernidade urbana. Os prefeitos passaram por Portugal, Espanha, Itália e Alemanha.

MB Comunicação