Prefeitos da AMOSC trocam experiências com Poder Executivo de Lisboa e Barcelona

 

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), que estão em missão na Europa até o dia 30 de maio, cumpriram nessa semana roteiro por Portugal e Espanha.

Em Moura (Portugal), os gestores públicos municipais visitaram o parque fotovoltaico. Este parque tem capacidade instalada de 46,41 MW de pico e pode abastecer com energia elétrica aproximadamente 30 mil lares. A absorção de luz solar é feita por 2.520 seguidores solares azimutais com 104 painéis cada um. A central pode evitar a emissão de cerca de 86 mil toneladas de dióxido de carbono.

Na sequência, o grupo participou de encontro com a Câmara Municipal de Lisboa. De acordo com o prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, Portugal tem atualmente a mobilidade urbana como um dos seus principais desafios, desta maneira o "sharing bike" é uma das ações a ser implementada no país. Outra alternativa é uma linha integrada de metro, trem, bike e ônibus.

Na quarta-feira (21), as lideranças do oeste catarinense visitaram a Prefeitura de Barcelona (Espanha). No encontro, os administradores públicos municipais receberam informações sobre o sistema de governo da cidade e conheceram um pouco mais sobre a história do país.

No mesmo dia, os prefeitos fizeram uma visita técnica na empresa Envac, que mantém um sistema de coleta a vácuo em Barcelona. Ao invés de latas e caminhões coletores, a iniciativa consiste em utilizar um sistema de tubos que passam por até cinco metros da superfície até chegar à unidade coletora do lixo na periferia.

Fabiano relata que há lixeiras nas ruas, nas paredes dos edifícios e nas residências, desta maneira os resíduos são depositados nesses compartimentos e sugados pelos tubos até a estação coletora que dá ao material um destino final. Isso evita a circulação de caminhões coletores pelas vias públicas e gera economia aos cofres públicos.

O processo é desenvolvido por 150 cidades europeias em 600 redes do sistema. Apenas em Barcelona, são 113 km de tubulações instalados e a previsão é de que 70% dos resíduos sólidos na cidade sejam retirados pela Envac nos próximos sete anos. Desta forma, 160 caminhões de resíduos pararam de circular diariamente pela cidade.

A missão à Europa prossegue até o dia 30 deste mês. Os prefeitos também passarão pela Itália e Alemanha onde conhecerão iniciativas de sustentabilidade, energias renováveis, resíduos sólidos, associativismo de pequenas propriedades e mobilidade/modernidade urbana.

MB Comunicação