AMOSC qualifica professores para o ensino da língua inglesa

 

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) iniciou na última semana e prossegue até agosto a formação para professores em processos pedagógicos para o ensino da língua inglesa, no auditório da entidade, em Chapecó. Ao todo serão 40 horas de capacitação para profissionais da microrregião. O curso é ministrado pela docente, Eleussis Cesconetto, licenciada em Letras Português/Inglês; Literatura de Língua Inglesa e Portuguesa, especialista em Língua Inglesa e Literatura Inglesa e em Metodologia para o ensino da Língua Inglesa.

O objetivo é formar professores no ensino de língua inglesa da região da AMOSC. A iniciativa visa oferecer aos professores subsídios para desenvolver suas competências linguística, teórica e aplicada para a melhoria pedagógica do ensino de língua inglesa nas escolas da rede municipal da microrregião.

A capacitação focaliza atitudes e abordagens no ensino da língua inglesa para crianças da educação infantil e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; levantamento das necessidades das crianças e compreensão da abordagem por tarefas e aplicabilidade nos 4º e 5 anos do ensino fundamental.

Os profissionais também aprenderam sobre o desenvolvimento de atividades para aprendizagem a exemplo de números, letras, frutas e cores; a trabalhar com temas geradores para explorar possibilidades; a diversificar recursos pedagógicos; a criar uma teia com outras disciplinas e a elaborar atividades para o desenvolvimento da competência linguística dos professores.

De acordo com Eleussis, a proposta não é apenas trabalhar os assuntos, mas incentivar a percepção das habilidades com os estudantes. Outro ponto foi a reflexão de qual ganho real daquela determinada atividade. "A intenção não é tratar os conteúdos de maneira fragmentada, muito menos dissociada da proposta da rede pública de ensino. O intuito foi incentivar a preparação de aulas de maneiras diferentes, onde não ocorra apenas a atividade, mas sim o desenvolvimento cognitivo", ressalta.

A professora de inglês há 22 anos, Dirlei Heinen Kominkiewicz, do município de Pinhalzinho, ressalta que a capacitação foi muito importante e superou todas as expectativas: trouxe informações e conhecimentos que podem ser aplicados no dia a dia com uma proposta diferenciada. "Mesmo que o aluno não conheça o vocabulário é possível introduzir o conteúdo, porque a criança tem a capacidade de absorver tudo", complementa.

Os próximos encontros serão nos dias 16 e 17 de junho e 7 e 8 de agosto. "Esta iniciativa atende demanda específica dos profissionais da língua inglesa que atuam na rede municipal de abrangência da microrregião", explica a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura.

MB Comunicação