Professores de Educação Física debatem construção de currículo escolar unificado para a disciplina

 

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) iniciaram, na última semana, formação para professores de Educação Física.

Esta iniciativa foi uma solicitação levantada pelos profissionais e discutida durante as reuniões do Colegiado dos Secretários Municipais da microrregião. O coordenador do Colegiado, Adailto Daga, explica que em 2013 a ênfase foi a construção da proposta curricular para os municípios da AMOSC. "Precisamos discutir alternativas com os profissionais que atuam nos municípios para implementar uma proposta unificada e para que desta maneira a Educação Física seja vista de fato como um conteúdo curricular", justificou.

Daga argumentou que a disciplina não pode ser compreendida apenas como lazer ou atividades de esportes/jogos nas unidades escolares. "É fundamental entender e valorizar a complexidade desta área e inserir sua abrangência nos seus mais diversos aspectos", afirmou.

CAPACITAÇÃO

No primeiro encontro, a professora e diretora de extensão da universidade Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues abordou sobre a construção do currículo e a docência para a Educação Física escolar.

De acordo com a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, o objetivo foi promover um espaço de discussões, debates, produções de conhecimentos e experiências pedagógicas no âmbito da educação física escolar. "Desta maneira, é possível contribuir para o processo de reflexão e qualificação da atuação docente", complementou.

PROGRAMAÇÃO

Os próximos encontros presenciais estão previstos para os dias 5 e 30 de junho e 28 de julho, o que totalizará 44 horas de formação, com 12 horas a distância.

MB Comunicação