AMOSC e Consórcios Públicos apresentam balanço das ações de 2013

Os prefeitos da microrregião da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) conheceram, na última semana, as ações desenvolvidas durante 2013 pela entidade, pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC) e pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (CIDEMA).

Entre as principais ações realizadas pela AMOSC em 2013 estão a comemoração dos 45 anos da entidade com lançamento de vídeo e folder institucional "Uma história escrita por muitas mãos", o III Seminário Políticas Públicas para Conservação das Águas e organização de duas edições dos Jogos de Integração dos Servidores Públicos Municipais (JISMA) realizados em Formosa do Sul e Cordilheira Alta.

O presidente da AMOSC e prefeito de Coronel Freitas, Mauri José Zucco, destaca que a entidade participou de reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense para inclusão no orçamento da União de emenda de bancada para execução do esgotamento sanitário dos municípios da microrregião. Além disso, integrou o Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Chapecó e Irani.

A AMOSC acompanhou, permanentemente, o movimento econômico dos municípios junto a Secretaria de Estado da Fazenda para definição dos índices de retorno do ICMS e elaborou estudo de impacto financeiro do FUNDEB nos municípios com encaminhamento à FECAM, CNM, senadores e deputados federais.

Durante 2013 a entidade acompanhou as ações dos Colegiados de Saúde, Educação, Serviço Social, Agricultura, Conselhos dos Direitos e Tutelares, Contabilidade e Controladores Internos, Procuradores Jurídicos e Secretários de Administração, Dirigentes Culturais e Nutricionais. Na área do assessoramento municipal, nas mais diversas áreas de atuação das prefeituras, foram realizados 4.735 atendimentos.

SAÚDE

O CIS/AMOSC acompanhou as reuniões da Comissão de Intergestores Regional (CIR) e a produção diária dos municípios pelo Sistema de Gerenciamento da Produção (GEMUS) via web com todos os prestadores credenciados e Secretarias de Saúde.

Estão credenciados 200 profissionais, 20 especialidades e 25 exames. Ao todo foram realizadas 29.480 consultas especializadas, sendo as mais requisitadas: oftalmologia, ortopedia, dermatologia, urologia e angiologia. No total de exames especializados foram realizados 266.759, sendo os mais pedidos de análises clínicas, ultrassonografia, raio-X, anatomia patológica, ressonância magnética, videoendoscopia, densitometria óssea e tomografia. Os novos serviços oferecidos foram cirurgia de ortopedia e tratamento hiperbárico.

CIDEMA

O Programa de Gerenciamento das Águas (PROÁGUA) tem dez municípios vinculados e realizou o cadastro e georeferenciamento de poços tubulares com o objetivo de verificar a qualidade da água, fornecendo mapas com a localização, vazão e características físico-químicas e microbiológicas em parceria com a EPAGRI. Outra ação foi o acompanhamento do controle da qualidade da água. Também foi realizada a padronização dos métodos e procedimentos de proteção de fontes e da contaminação e tratamento de água.

No Programa de Alimentação Escolar (PROALE), são vinculados os 20 municípios e foram incluídos produtos da agricultura familiar nos cardápios das escolas, desenvolvido projetos nas áreas de avaliação e diagnóstico nutricional, prevenção e tratamento da obesidade infantil e promovido concurso nas escolas municipais com lançamento do livro de receita da alimentação escolar da região da AMOSC.

O Programa do Mercado Público Regional (PROMERCADO), conta com dez municípios associados, e fez a regularização dos box do Mercado junto a Prefeitura de Chapecó e emissão dos alvarás sanitários e de localização. Durante o ano, as vendas somaram mais de R$ 658 mil.

No Programa Sistema Unificado de Atenção  Sanidade Agropecuária (PROSUASA), estão vinculados 17 municípios e ocorreu a estruturação da iniciativa com a contratação da equipe técnica. Também foi feita a prestação de serviço nas adequações das agroindústrias dos municípios por meio da implantação dos programas Boas Práticas da Fabricação (BPF), Prática Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e documentos auditáveis.

MB Comunicação