Consórcio de Saúde discute padronização das listas de medicamentos dos municípios

A padronização dos medicamentos prescritos pelos prestadores de serviço do consórcio com a possibilidade de incluir os itens dos municípios para posterior compra foi tema central da reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC), na última semana, em Chapecó. Para apresentar a proposta foram convidadas as representantes da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), as farmacêuticas Viviane Dal Bianco (Passos Maia) e Aline Minetto Sikoski (regional de Xanxerê).

 Viviane relatou que os primeiros procedimentos foram: a reunião com as farmacêuticas para fazer a listagem e padronização dos medicamentos e a definição da comissão para discutir a proposta de elaboração da lista dos municípios. "Fizemos uma busca dos medicamentos mais utilizados pelos especialistas para não comprar itens que não são mais receitados. Porém, não teve compra unificada foi apenas uma proposta", complementou.

Aline, que também coordena a Câmara Técnica da regional, explicou que primeiramente foram unificadas as listas e posteriormente buscou-se a aproximação dos profissionais. "Atualmente, estamos investigando as formas de compras conjuntas e para isso pesquisamos Consórcios de Pato Branco (PR) e de Concórdia (SC) que viabilizaram a questão do custo, com redução em 2012 de 30%", observou. De acordo com as farmacêuticas, a lista média dos municípios é composta por até 400 medicamentos e a proposta apresentada contém no máximo 200 itens.

A gerente do CIS/AMOSC, Geísa Müller de Oliveira, ressalta que foi definida como encaminhamento da reunião uma visita ao Consórcio de Saúde de Pato Branco e a criação da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica. Também foi reeleita a comissão do CIS/AMOSC com representantes de cada associação para tratar questões referentes ao Consórcio.

MB Comunicação