Conferência Intermunicipal debate novos paradigmas para proteção e defesa civil

"Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional" será o tema da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil que será realizada nesta sexta-feira (14), das 8 às 17h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. A organização será do município de Chapecó, juntamente com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e as Secretarias de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Quilombo, Palmitos e Maravilha.

De acordo com o presidente da AMOSC e prefeito de Coronel Freitas, Mauri José Zucco, os objetivos são avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária; promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e a defesa civil; analisar a ação governamental, em especial quanto à implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012 e propor princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Além disso, o evento visa promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, fortalecer e estabelecer formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC).  

Participarão representantes dos municípios de Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinopólis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.

PROGRAMAÇÃO

A programação inicia às 8 horas com credenciamento e na sequência às 9 horas ocorre solenidade de abertura. Às 9h30 acontece a leitura e aprovação do regimento interno da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil seguida da palestra "Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional". Às 11 horas estão previstos debates e, na sequência, os encaminhamentos para os grupos.

As atividades serão retomadas às 13h30 e os eixos para debates em grupos serão: gestão integrada de riscos e resposta a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à Defesa Civil; gestão do conhecimento em proteção e Defesa Civil e mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes. Às 16h15 acontece apresentação dos trabalhos de grupos na plenária final e, na sequência, tem a escolha dos delegados para a participação na etapa estadual.

MB Comunicação