Livro de receitas incentiva alimentação saudável nas escolas municipais

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) apresentou, neste mês de dezembro, aos gestores públicos municipais, o "Livro de Receitas da Alimentação Escolar da microrregião". A iniciativa teve apoio do Colegiado de Nutricionistas da AMOSC e do Colegiado de Secretários Municipais de Educação (COSEME).

A proposta surgiu no início de 2013 voltada a capacitar as profissionais envolvidas na preparação da alimentação escolar dos municípios que compõem a microrregião. A ideia partiu de sugestão das próprias servidoras e o tema apresentado foi a elaboração de receitas na alimentação escolar.

De acordo com a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro, as principais atividades desenvolvidas foram o aprimoramento das técnicas dietéticas, a motivação do trabalho em equipe, o desenvolvimento pessoal, técnicas que reduzem o desperdício dos alimentos, a importância de valorizar os alimentos da agricultura familiar e a aplicabilidade das receitas na alimentação escolar. "A atividade teve a participação direta das servidoras, desde a escolha das receitas até a apresentação final", complementou.

Para a elaboração das receitas foram definidos dois critérios: primeiro que todas as receitas deveriam estar dentro das normas definidas pela legislação, ou seja, possíveis de serem aplicadas na alimentação escolar. O outro critério era o uso de pelo menos um produto da agricultura familiar e que fosse preferencialmente orgânico e/ou agroecológico.

O resultado, segundo Cristina, foi a formação técnica e pedagógica, valorização diária de cada participante, proporcionando integração, reforçando a importância do trabalho em equipe e a utilização de alimentos saudáveis na alimentação escolar. A capacitação foi organizada a partir de cinco polos regionais, envolveu 123 participantes e resultou no livro com 21 receitas.

No livro estão receitas de bolos doces e salgados, pratos salgados, pães e pizzas, doces e diversos como sopa de letrinhas, medidas caseiras, medidas das porções e legislação da alimentação escolar.

MB Comunicação