Mercado Público Regional: vitrine de produtos dos municípios da região

Para valorizar os produtos da agricultura familiar, incentivar o consumo e agradecer os consumidores, na última sexta-feira (22) o público-visitante do Mercado Público Regional foi presenteado com degustação de produtos típicos dos municípios que integram o empreendimento. A ação marcou as comemorações de seis anos de atividades, no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó.

De acordo com o administrador do Mercado Público Regional, Fernando Gama Patussi, a mesa com produtos típicos dos municípios para degustação foi a maneira encontrada para enaltecer a dedicação dos produtores rurais da microrregião, bem como os compradores que preferem itens da agricultura familiar.

Patussi relatou que uma das principais mudanças reflete na segurança alimentar dos clientes. "Atualmente todos os produtores estão adequados as normas de inspeção sanitária. Isso é resultado do trabalho do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema), em conjunto com os municípios", complementou.

O secretário municipal de agricultura de Cordilheira Alta, Claudio João Possa, realçou que o Mercado Público representa para o município uma grande oportunidade de comercializar os produtos da agricultura familiar. "No município vemos a essência, origem e fabricação. Nossos produtores podem ser especialistas em suas atividades, mas precisam de auxílio para comercializar. Neste sentido, a estrutura regional veio para suprir essa necessidade", justificou.

Segundo o secretário municipal de agricultura, ainda é possível avançar e ampliar em todo o processo de comercialização. "O Mercado Público é referência em estrutura e nos ambientes, mas tem muito a expandir para atrair o público, como acontece em outros grandes centros que recebem inúmeros visitantes. Nos municípios também temos dificuldades como falta de mão de obra e clima. Porém, basta o produtor se qualificar que surge oportunidade", comentou.

O diretor de articulação institucional da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Celso Vedana, enfatizou que comemorar seis anos do Mercado Público representa realização de um grande sonho da microrregião. "Tudo começou há 15 anos quando foi elaborado o planejamento de desenvolvimento regional e foram realizadas missões à Europa, para conhecer a produção primária, o controle biológico, as tecnologias e a comercialização. O processo continuou com a implantação do Cidema e do Instituto Saga e a intenção de criar uma marca regional e organizar os produtores", explicou.

Para Vedana, este período serviu para mostrar que a região tem condições e espaço físico e que a população está procurando os produtos. "Porém, é preciso avançar, oferecer mais alternativas e atrativos. Mostrar aos moradores que eles podem diariamente encontrar o que procuram, nos mais variados segmentos", justificou. 

O diretor de articulação institucional ressaltou que o projeto do Cidema para a implantação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) dará partida para transformar e preparar o mercado para atender a demanda.

MB Comunicação