Merendeiras e serventes participam de gincana de integração e conhecimento

Promover a integração e conhecimento para todas as merendeiras e serventes, proporcionando um espaço de ampliação dos relacionamentos interpessoais. Com este objetivo o Colegiado de Nutricionistas da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), promoveu na última semana a I Gincana de Integração e Conhecimento de Merendeiras e Serventes da microrregião.

O evento aconteceu no Parque de Exposições Vereador Roque Oberher (Parque Efacip), no município de Pinhalzinho. Participaram aproximadamente 200 profissionais de 17 municípios da microrregião: Águas Frias, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.

A gincana homenageou e integrou as profissionais responsáveis pela preparação da alimentação e higienização das escolas, pela passagem do dia das merendeiras e serventes, celebrado no dia 23 de setembro. De acordo com a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro, as participantes foram envolvidas em atividades lúdicas para desenvolver habilidades de criação, trabalho em equipe, intelectuais, culturais, físico-motoras, visando a integração e o aprimoramento das habilidades individuais e entre as equipes.

Entre as atividades desenvolvidas estavam: "cuidando do ovo" que envolveu cuidado e estratégia, "integração" para fazer novas amizades, "grito de guerra e coreografia" para incentivar a criatividade, a "dança do balão" que remete a coordenação, questionário de boas práticas de fabricação, "improvisando" que incentiva o raciocínio, corrida da cadeirinha, corrida do saco, uma laranja para todos que envolve habilidade e conhecimento e "bob esponja".

A comissão de jurados foi formada pela secretária de educação de Cordilheira Alta Cleusa Tozzo, secretaria de educação de Pinhalzinho Gilse Nalin, assessora em educação da AMOSC Locenir de Moura, nutricionista do município de Maravilha Cristiane Chitolina Tremea e professoras da Unochapecó Vivian Breglia Rosa Vieira e Nadia Kunkel Szinwelski. Na gincana o primeiro lugar ficou com a equipe Marron, na sequência aparecem as equipes: Amarelo, Verde, Vermelho, Azul, Branco, Laranja e Roxo.

Para a coordenadora do Colegiado dos secretários municipais de Educação da AMOSC e secretária de educação de Cordilheira Alta, Cleusa Tozzo, a gincana foi um momento importante de integração e lazer com os outros municípios com retorno positivo. "As profissionais voltaram motivadas, alegres, cantando e brincando, o que foi muito bom", concluiu.

A coordenadora do Colegiado de Nutricionistas da AMOSC e nutricionista do município de Pinhalzinho, Linéia Pezzini, ressaltou que o evento foi um momento diferente, no qual as merendeiras e serventes puderam se encontrar com outras pessoas e se descontrair. "Cheguei aqui cansada pelo trabalho na escola durante a semana, mas em pouco tempo eu já estava com energia renovada", complementou a servente do município de Pinhalzinho, Marisete Wisnieski.

Cristina explicou que esta foi a primeira edição da gincana de merendeiras e serventes da região da AMOSC e que contou com apoio das Secretarias de Educação e dos gestores. "Pretendemos fazer outras edições, pois é gratificante ver o quanto o grupo se integrou, participou e ficou feliz alcançando o nosso objetivo que foi proporcionar um dia de alegria, de conhecimento e diversão para estes profissionais, que tem uma rotina diária bastante desgastante e de grande importância nas escolas", comentou.

MB Comunicação