CIDEMA define ações prioritárias para 2014

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (CIDEMA) aprovou o plano de diretrizes e metas para 2014, na última semana, durante assembleia geral ordinária dos prefeitos da microrregião, no auditório do Mercado Público Regional, em Chapecó.

Criado em 1999 o consórcio tem entre seus objetivos, planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a promover e acelerar o desenvolvimento econômico e social, com medidas voltadas à recuperação, conservação e preservação do meio ambiente.

O consórcio é composto pelos 20 municípios na microrregião da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina e possui quatro programas: Programa de Gerenciamento das Águas (PROÁGUA) criado em 2000, Programa de Alimentação Municipal (PROALE) criado em 2001, Programa do Mercado Público Regional (PROMERCADO) criado em 2003 e Programa do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (PROSUASA) criado em 2012.

De acordo com o presidente do Consórcio e prefeito de Chapecó, José Caramori, as ações do PROÁGUA estarão voltadas a realizar o controle de qualidade da água nos municípios, dar sequência ao projeto de cadastramento de poços tubulares, em conjunto com a Epagri, para cada município da AMOSC, manter as ações na área de meio ambiente e fortalecer o vínculo com instituições parceiras, estimular a produção de alimentos orgânicos e incentivar a criação de hortas com as famílias de baixa renda.

Para 2014, o PROALE terá como ações prioritárias o assessoramento do Colegiado de Nutricionistas nas ações do planejamento, a realização de pesquisa de avaliação nutricional e a capacitação de merendeiras, serventes, gestores e técnicos pedagógicos das escolas municipais. Também está prevista a elaboração de pesquisa para identificar os hábitos alimentares, atividades e exercícios físicos, o desenvolvimento de peça teatral sobre educação nutricional no município de Formosa do Sul, o assessoramento as unidades de saúde em nutrição clínica e visita ao município de Porto Alegre (RS), que foi vencedor do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2012 na categoria: eficiência e educação alimentar.

O PROMERCADO oferecerá um espaço de comercialização, no varejo de Chapecó, e servirá como entreposto para negociação de produtos agrícolas e agroindustriais dos agricultores familiares da região oeste, visando agregação de valor aos produtos. Também está previsto o apoio a formação de uma rede de economia solidária, a criação e manutenção de um espaço de convivência cultural e gastronômica, o incentivo a produção alternativa e agroecológica na região e o fomento a organização dos serviços de inspeção nos municípios.

As ações do próximo ano do PROSUASA estarão voltadas a implantação do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e a implantação do Programa de Licenciamento Ambiental.

MB Comunicação