Conferências servem de estímulo na área cultura dos municípios da AMOSC

O Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) avaliou durante reunião em Chapecó, na última semana, as conferências intermunicipais do setor realizadas por micro-polos.

"Pela primeira vez todos os municípios da microrregião participaram das conferências de cultura e este foi um dos destaques da avaliação dos eventos, bem como a participação dos prefeitos, neste momento importante, no qual foram discutidas políticas públicas na área da cultura a exemplo da organização do Sistema Nacional de Cultura", ressaltou a coordenadora do Colegiado, Daiane Frigo.

Neste ano, o tema central das conferências foi "Uma política de Estado para Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura". As reuniões ocorreram nos micro-polos: São Carlos envolvendo os municípios de Guatambu, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Águas de Chapecó; Pinhalzinho (Sul Brasil, Serra Alta, Nova Erechim, Nova Itaberaba e Águas Frias); Quilombo (Cordilheira Alta e Coronel Freitas) e Chapecó, que pelo número da população realizou conferência municipal.

De acordo com Daiane, pela avaliação dos gestores culturais as conferências serviram como estímulo na área cultura dos municípios, sendo significativos os momentos de discussão e troca de experiências. Durante a realização das conferências de cultura foram eleitos 23 delegados que participarão da Conferência Estadual de Cultura programada para os dias 2 e 3 de setembro, em Florianópolis.

A secretaria de cultura de Chapecó e presidente do Conselho Estadual de Dirigentes Culturais (Congesc), Roselaine Vinhas, transmitiu informações sobre sua participação na "Oficina do Sistema Nacional de Cultura", que foi realizada na primeira semana de julho em Florianópolis, pelo Ministério da Cultura.

Ainda entre os temas discutidos esteve a proposta de desenvolver peça de teatro com o tema educação alimentar nas escolas e capacitação em parceria com o Senac sobre "Gestão das Políticas Públicas Culturais".

MB Comunicação