Concluída capacitação para elaboração do Plano Plurianual de Assistência Social

 

A última etapa da capacitação para a elaboração dos planos municipais de assistência social ocorreu, nesta semana, no auditório da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). O tema foi abordado pelo mestre em sociologia política pela UFSC, Célio Moraes e integrou gestores e trabalhadores municipais de assistência social dos municípios da região da AMOSC, AMAI, AMAUC, AMERIOS e AMEOSC.

A capacitação foi executada em cinco encontros, com carga horária de 40 horas, sendo 30 horas de aula teórica e 10 horas de assessoria coletiva, quando foram discutidos todos os passos do plano.

Os planos, elaborados em conjunto com os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e conselheiros municipais, entidades de atendimento e usuários da política, é uma exigência estabelecida pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), em seu Art. 30, e devem contemplar ações planejadas baseadas em diagnóstico da realidade do território.

Os passos do plano são: diagnóstico; objetivos; diretrizes; ações e estratégias; metas; resultados e impactos esperados; recursos humanos, materiais e financeiros; mecanismos e fontes de financiamento; cobertura da rede prestadora de serviços; indicadores de monitoramento e avaliação; e espaço temporal de execução.

De acordo com a assistente social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, a construção do Plano de Assistência Social ocorre a cada quatro anos e norteia as ações da política de assistência social nos municípios para 2014-2017. "O plano é incorporado no PPA do município e prevê os recursos necessários para atender as demandas da população na política de assistência social", ressaltou.

MB Comunicação