Prefeituras da região da AMOSC iniciam migração para novos portais da FECAM

Os administradores dos portais municipais da microrregião da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participaram, nesta semana, da capacitação da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) sobre o processo de migração dos novos portais, em Chapecó. O tema foi ministrado pelo técnico em informática Marcus Vinicius Hoeltgebaum Lemos.

A migração tem como objetivo atualizar a tecnologia usada e dinamizar o procedimento de manutenção do sistema. Neste processo serão migradas informações oficiais e notícias das prefeituras, por isso, o endereço eletrônico permanece o mesmo.

De acordo com o analista de sistema e gerente de TI da AMOSC, Israel dos Santos, entre as novidades estão que a "administração" funciona em todos os navegadores, o que atende as exigências e normas da W3C – órgão que regulamenta os padrões da Internet e também torna possível que a prefeitura customize todo layout do site para atender suas próprias necessidades. Além disso, é possível criar galerias de vídeos, sons, hotsite para secretarias e integração com redes sociais.

Outra possibilidade é a utilização por perfil de usuários, o que viabiliza dividir a responsabilidade de alimentar o site da administração municipal. O processo de migração do site é de, no mínimo, 60 dias, contudo, enquanto não houver a conclusão do trabalho será mantido o site antigo integrado ao novo.

O gerente de TI complementou que os administradores dos portais municipais poderão agendar a publicação de uma notícia e determinar o período em que ela permanecerá disponível. "Todas as novidades foram recebidas positivamente pelos participantes da capacitação, principalmente, pelos profissionais do setor de comunicação/imprensa das prefeituras", comentou.

Nesta nova proposta foram separados o portal transparência, cidadão e os serviços do governo municipal, o que facilita a navegação. No final, da capacitação foi disponibilizado aos participantes manual digitalizado em PDF, para que as informações sejam repassadas aos demais servidores das administrações municipais da microrregião.

MB Comunicação