Educação voltada ao desenvolvimento integral da criança

"Atenção à primeira infância" foi o tema do Fórum Regional de Educação Infantil, realizado na última semana, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Participaram coordenadores pedagógicos, gestores dos Centros de Educação Infantil Municipal e representantes e dirigentes municipais da educação do oeste do Estado. O evento é realizado anualmente em municípios distintos da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

A iniciativa teve como intuito discutir e organizar ações relevantes sobre a infância, bem como socializar experiências que promovam o desenvolvimento integral da criança. A programação contemplou a palestra "Atenção à primeira infância", com a consultora do Ministério da Educação (MEC), Claudia Maria Cruz, visita ao Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, relato de experiência "Mais brilho e ousadia no fazer pedagógico" do CEIM Aquarela e painel "A intersetorialidade das políticas públicas na primeira infância – assistência social, educação e saúde".

De acordo com a secretária adjunta de educação do município de Chapecó Sueli Sutilli, a educação infantil tem conquistado destaque no cenário nacional. "Na região sul do País podemos nos orgulhar pelos grandes avanços que temos ao observar crianças felizes e bem nutridas o que é reflexo do trabalho de todos", explicou. Para Sueli, os profissionais qualificados estão fazendo a diferença na região.

Para a secretária de educação do município de Cordilheira Alta, Cleusa Tozzo, é fundamental discutir a educação na primeira infância. "Temos muito a evoluir com as ações para a faixa etária de zero a três anos. Por isso, este evento foi importante para os profissionais, principalmente para discutir, debater e tornar esses assuntos como prioridades para todos", observou.

A consultora do MEC, Claudia Maria Cruz, apresentou o novo trabalho que será desenvolvido em 17 Estados brasileiros neste ano, com aportes financeiros da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). "Vamos atuar no Pró-Infância estendendo para todos os trabalhos desenvolvidos na educação infantil", explicou.

Na primeira etapa será desenvolvida uma pesquisa analítica em Santa Catarina, com o objetivo de criar uma rede de trabalho para apresentar uma proposta de ação ao MEC que será executada nos municípios. Em um segundo momento, Claudia trabalhará nos municípios que possuem o Pró-Infância. "A intenção é ser um elo de aproximação entre o Ministério, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os programas federais", ressaltou.

A terceira fase consiste na elaboração e entrega do relatório com todas as discussões, reivindicações e alternativas para um trabalho contínuo no Estado. Tudo isso está voltado a aproximar o Ministério dos municípios, principalmente na questão da educação infantil", complementou.

    O evento foi uma promoção da OMEP-AROC (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar) – (Associação Regional do Oeste Catarinense), da Prefeitura Municipal de Chapecó por meio da Secretaria de Educação e da AMOSC.

MB Comunicação