Caramori conhece sistema de gestão de resíduos da Cidade de Boras

Caramori conhece sistema de gestão de resíduos da Cidade de Boras


Chapecó, 04/06/2013 – Terça-feira – O Prefeito de Chapecó licenciado José Caramori segue com programação em viagem à região da Escandinávia juntamente com missão oficial catarinense. Nesta segunda e terça-feira, a comitiva formada por lideranças políticas esteve na Universidade de Boras, na Suécia, onde foram recepcionados pelo Reitor da instituição, Björn Brorström, e pelo Prefeito da cidade de Boras, Ulf Olsson. Na oportunidade, foram apresentados alguns projetos desenvolvidos pela entidade, no que se refere ao aproveitamento e gestão de resíduos sólidos.
Instalada na região central da cidade, a Universidade de Boras realiza uma série de pesquisas para otimizar a gestão de resíduos nas cidades. A universidade é pública e o centro de ensino é frequentado por mais de 12 mil alunos. Em 2012, a instituição conquistou uma certificação internacional de “Universidade Sustentável” e agora tem como meta aumentar os investimentos em pesquisa na área.
Segundo o reitor Björn Brorström, a cada ano são destinados 50 milhões de coroas suecas (moeda sueca) para o setor de pesquisa da universidade. Grande parte dos recursos é proveniente de parceiros que estimulam as pesquisas. O foco dos suecos é o desenvolvimento sustentável, com estímulo ao equilíbrio entre a natureza, as empresas e a sociedade.
Uma das áreas de pesquisa exploradas pela universidade é justamente a que envolve a recuperação de resíduos. Hoje, na cidade de Boras, não existe aterro sanitário: 27% do lixo é reciclado; 30% é tratado biologicamente e transformado em biogás ou fertilizantes e 43% são incinerados e recuperados como energia. O município trabalha agora com outro desafio: tornar os processos ainda mais eficientes, além de ampliar o percentual de lixo reciclado.
As práticas implantadas pelos suecos são focadas na ampliação da reciclagem, sempre buscando a otimização de custos e a preservação do meio ambiente.  Aqui, procura-se envolver a sociedade nas questões ambientais, trabalhando junto com o Poder Público. Estamos aprendendo e conhecendo este sistema eficiente, além de levantar possíveis projetos e práticas que possam ser adaptados a nossa realizada e implantados em nosso município ”, declara Caramori. 


Combustão de resíduos

      Um dos projetos conhecidos pela comitiva na Universidade de Boras foras as pesquisas sobre combustão de resíduos. As lideranças brasileiras conheceram o laboratório onde se buscam maneiras eficientes de baratear o processo e aumentar as vantagens. Segundo o Professor da instituição, Tobias Richards a combustão é eficiente quando reduz o volume de lixo, o que diminui a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários. Com isso, também há uma redução na produção de gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa e do aquecimento global.
Em Boras, a combustão de resíduos é feita em uma construção instalada no centro da cidade. Resíduos de madeiras, plásticos e papéis contaminados, fraldas usadas e afins são incineradas na fábrica, que não gera barulho nem mau cheiro. “Precisamos criar um modelo de gestão espelhado nestas experiências. Com a conscientização da sociedade sobre a importância da separação e destino correto do lixo, aliado à implantação de um sistema prático e eficaz, incluindo a utilização da tecnologia, em um período de tempo considerável, poderemos alcançar patamares semelhantes”, conclui Caramori. 


Comitiva

A missão é liderada pelo Deputado Estadual Mauro de Nadal; acompanhado do Vice-presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina; Deputado Estadual Romildo Titon, e dos Deputados Estaduais Aldo Schneider; Carlos Chiodini e Kennedy Nunes. Integram o grupo o Prefeito de Chapecó José Caramori e o Prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen; além de Benyamin Parham Fard, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaraguá do Sul; Marlene Zwierewicz, do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), de Orleans; Daiane Vila Real Cordenonsi, do Instituto de Desenvolvimento Regional Celer (Iceler); e Rodrigo Sabatini, da Novociclo.


Texto: Elizandra Buss
Foto: Lucas Gabriel Diniz/Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina/Divulgação


Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433
Fernando Mattos – 9911-0100