Os dirigentes municipais de cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), definiram, na última semana, durante reunião do Colegiado na sede da entidade, em Chapecó, a realização de conferências intermunicipais. Para discutir a organização dos eventos foi formada uma comissão que se reunirá no próximo dia 10 de maio para planejamento.
O tema central das conferências será "Uma política de Estado para Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura". Conforme a publicação no Diário Oficial da União, na portaria nº 33 de 16 de abril de 2013 convocação e regimento interno, as etapas municipal ou intermunicipal devem ocorrer até o dia 14 de julho deste ano, a regional ou territorial até 1o de setembro de 2013, a Estadual e distrital até 15 de setembro de 2013 e a nacional está prevista para o período de 23 a 29 de novembro.
De acordo com a coordenadora do Colegiado, Daiane Frigo, é de fundamental importância a troca de experiências entre os gestores culturais, principalmente na organização de eventos em conjunto. "Neste momento, nossa prioridade será a realização das conferências intermunicipais de cultura", complementou.
A secretária de cultura de Chapecó e conselheira do Conselho dos Gestores Culturais de Santa Catarina (Congesc), Roselaine Vinhas, transmitiu orientações sobre adesão ao Sistema Nacional de Cultura, passo a passo dos procedimentos nos municípios.
Na reunião, foram discutidas a revisão e aprovação do regimento interno do Colegiado de Cultura. Também foi divulgado e mobilizado o grupo para participar do III Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que será realizado no período de 22 a 24 de maio, no município de Piratuba. No evento, serão discutidos temas relacionados à gestão cultural.
A assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, apresentou outros eventos voltados ao setor como a oficina de capacitação para auxiliar de biblioteca, realizado em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Projeto Capacitações Bibliotecas Públicas, previsto para o dia 22 de maio, no auditório da associação. Também foi abordado o Fórum Nacional de Dirigentes Culturais.
MB Comunicação