Colegiado de Agricultura da AMOSC define prioridades para 2013

O Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) se reuniu nesta semana, no auditório do Mercado Público Regional, em Chapecó, para estabelecer as metas e ações para 2013.

Entre as prioridades estão: políticas públicas do Governo Federal e Estadual para agricultura, a implantação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) nos municípios da AMOSC, o licenciamento ambiental, a legislação ambiental (Código Ambiental X Código Florestal), o Mercado Público Regional, a troca de experiências entre os municípios sobre as boas práticas e o papel da Secretaria de Agricultura no desenvolvimento dos municípios.

Para integrar a nova diretoria do Colegiado foram eleitos como coordenador geral Paulo Cezar Menoncini (Águas de Chapecó), vice-coordenador Valdir Crestani (Chapecó), secretário geral Claudio João Possa (Cordilheira Alta) e 1º secretário Leonir Dalssaço (Quilombo).

O gerente de desenvolvimento ambiental da FATMA, Rafael Gasparini, abordou a proposta de municipalização do licenciamento ambiental. Os encaminhamentos para a implantação do SUASA foram explicados pelo médico veterinário do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (CIDEMA), Morciel Faraum.

De acordo com o secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig, foram debatidos outros de assuntos de interesse do Colegiado, como o Seminário de Políticas Públicas para Conservação da Água, a Oficina Estadual de Gestores Municipais, produtos orgânicos na alimentação escolar e o Concurso Público no CIDEMA para contratação do médico veterinário e agrônomo.

Também ocorreu a indicação de Paulo Menoncine e Valdir Crestani para o Conselho de Secretários Municipais de Agricultura de Santa Catarina (CONSASC).

MB Comunicação