Atos marcaram os 45 anos da Amosc

Cerca de 200 pessoas participaram da solenidade que assinalou o 45o aniversário de fundação da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), no salão nobre do Lang Palace Hotel, na última semana..

Os atos foram presididos pelo presidente da Amosc e prefeito de Cordilheira Alta Alceu Mazzioni e prestigiados pelos presidentes do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/AMOSC), prefeito de Pinhalzinho Fabiano da Luz; do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (CIDEMA) e segundo vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), prefeito de Chapecó José Cláudio Caramori; do Saga Instituto de Desenvolvimento Regional, prefeito de União do Oeste Everaldo Luís Casonatto; pelo presidente da Associação das Câmaras de Vereadores do Oeste de SC (Acamosc), vereador Delvino Dall Rosa e pelo diretor de relações institucionais da Fecam, Celso Vedana.

A história de trabalho, lutas e conquistas da Amosc escrita nesses 45 anos foi sintetizada em um documentário audiovisual exibido no início da solenidade. Em seguida, o secretário executivo Paulo Utzig apresentou a Galeria Digital dos Presidentes, o folder e o selo alusivos ao 45o aniversário.

Em nome dos colaboradores manifestou-se o engenheiro civil Fernando Lotário Becker, com 21 anos na Amosc. Destacou que os funcionários são  profissionais que formam um dos mais dedicados e competentes quadros de técnicos do universo municipalista catarinense.

Nas quatro décadas e meia de história, a Associação teve muitos colaboradores que, depois de um período de exemplar atuação, foram chamados para cumprir outras missões na vida pública ou privada. Para falar em nome desses profissionais que, embora ausentes, deixaram sua marca na instituição, pronunciou-se a arquiteta e ex-secretária executiva da Amosc e ex-secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Márcia Regina Sartori Damo, que atuou durante 25 anos na Associação dos Municípios.

Por delegação da Associação Catarinense de Imprensa, o advogado, jornalista e radiodifusor Alfredo Lang falou em nome dos meios de comunicação. Destacou o papel da Associação no desenvolvimento regional e em grandes campanhas, como a construção da ponte sobre o rio Uruguai, a BR-282 e a instalação das emissoras de televisão em Chapecó.       

Em nome dos prefeitos dos 20 municípios associados, o presidente da Amosc,  prefeito de Cordilheira Alta e professor Alceu Mazzioni encerrou a solenidade. Falou sobre os compromissos históricos da entidade com a integração e o desenvolvimento regional.

MB Comunicação