AMOSC dinamiza atuação do setor de agrimensura

Para ampliar e melhorar o atendimento aos 20 municípios da microrregião, a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) investiu neste ano R$ 96 mil para reestruturar o setor de agrimensura da entidade.

O departamento presta assessoramento técnico na área de agrimensura, elabora e coordena projetos, medições e levantamentos topográficos em geral, coordena e acompanha os trabalhos de levantamento planimétricos, altimétricos e cadastrais que farão parte integrante do plano de desenvolvimento físico-territorial e executa os serviços de locação de obras públicas.

De acordo com o engenheiro civil e diretor técnico, Jorge César Drews, para agilizar o atendimento e auxiliar no projeto de cartografia urbana foi adquirido um aparelho receptor GPS L1/L2 (sistema de posicionamento global) e no mês de outubro a equipe de técnicos participou de treinamento para a operação do novo equipamento. Além disso, foram comprados dois veículos novos para uso exclusivo do setor, que possibilitam aos técnicos maior rapidez no atendimento às necessidades dos municípios.

"O setor sempre foi uma das prioridades da AMOSC, principalmente, por prestar um serviço diferenciado nesta área como levantamentos topográficos para elaboração de projetos de engenharia, locações, parcelamentos de áreas públicas, regularizações e loteamentos", realça Drews.

Outro diferencial do departamento é o projeto de cartografia urbana, do qual foram realizados os mapas de toda malha rodoviária dos municípios da microrregião constituindo uma ferramenta importante para o planejamento da administração pública. "Atualmente a iniciativa está focada na atualização dos mapas das áreas urbanas, elaborando aos gestores municipais outro instrumento atual e precioso para o planejamento de ações", complementa.

Integram o setor de agrimensura da AMOSC: os engenheiros agrimensores Marcelo Santos, Darlan Pagani Vieira e Carlos de Oliveira, o técnico em agrimensura Alan Santos e o auxiliar de topografia Sedenir de Mello.

MB Comunicação