Em Florianópolis: Gestão da cultura em debate

Profissionais da região da AMOSC participam de Fórum Estadual

O Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participa do II Fórum Catarinense de Gestores Culturais, programado para segunda e terça-feira (28 e 29), no SESC Cacupé, em Florianópolis. Também estarão presentes prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes e servidores da administração pública envolvidos na gestão cultural.

De acordo com a coordenadora do Colegiado, Daiane Frigo, na primeira edição do evento participaram 16 municípios da microrregião. "Foi uma representação muito importante que auxiliou no fortalecimento da classe profissional. Vamos repetir isso novamente", antecipa. Um ônibus foi contratado para integrar os gestores da microrregião da AMOSC.

O evento proporcionará a integração das regiões catarinenses, promoverá o debate das políticas públicas do setor e ampliará o diálogo entre o Ministério da Cultura (MINC), as prefeituras e o Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer as ações de programas existentes e iniciar futuras parcerias.

A promoção é da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), com apoio das Associações de Municípios de SC, e execução Núcleo de Ação Integrada e Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM).

PROGRAMAÇÃO

Na segunda-feira (28), às 9 horas, está prevista a solenidade de abertura. Na sequência ocorre a palestra "Economia da Cultura e Desenvolvimento das Cidades" com a economista, administradora, doutora em urbanismo Ana Carla Fonseca Reis. É considerada uma das mais importantes autoridades em economia da cultura, economia e cidades criativas.

No mesmo dia, às 14 horas, acontece apresentação do relatório de atividades do Conselho de Gestores Culturais de Santa Catarina (Congesc). Em seguida, será exibido o filme "Quem se importa" de Mara Mourão. O filme investiga o empreendedorismo social a partir de entrevistas com 19 das mais destacadas personalidades do setor, que decidiram mudar a realidade, por meio de ideias criativas e de grande impacto. Às 17 horas, ocorre "Cinema e Cidadania – 2º Circuito Estadual de Cinema Infantil", com a diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins. Na sequência serão distribuídos os kits com filmes de curtas metragens brasileiros para que cada município realize uma mostra.

Na terça-feira (29), às 8h30, a secretária da economia criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, abordará "Economia Criativa". Também está previsto plenário do Fórum, deliberações e mesa redonda com o Sistema Estadual de Cultura, Sistema Nacional, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Ministério da Cultura e Congesc.