Nesta quinta-feira Prioridades regionais são discutidas por associações de municípios em Chapecó

ENTREVISTA COLETIVA ÀS 9H30 E ÀS 10 HORAS REUNIÃO

Prefeitos e secretários executivos de nove associações de municípios estarão reunidos nesta quinta-feira (29), no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), para discutir prioridades macrorregionais. A promoção é da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O presidente da Federação e prefeito de Siderópolos, Douglas Gleen Warmling, concederá às 9h30 coletiva à imprensa e na sequência às 10 horas ocorre a reunião.

Estarão presentes em Chapecó AMOSC, AMAI, AMEOSC, AMERIOS, AMPLASC, AMAUC, AMARP, AMMOC e AMNOROESTE.  "A intenção é elencar prioridade de todas as regiões de Santa Catarina. O documento com a pauta de reivindicações será entregue aos Governos Estadual e Federal, durante o X Congresso Catarinense de Municípios, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril, no CentroSul, em Florianópolis", observa Warmling.

Segundo o presidente da AMOSC e prefeito de Quilombo, Lenoir Bigolin, a microrregião defende em âmbito federal a partilha dos royalties do petróleo e pré-sal e na esfera estadual o aumento do ICMS. "O foco está em aumentar a receita dos municípios e, com isso, proporcionar melhoria da qualidade de vida da população", complementa.  

A iniciativa integra a programação de encontros regionais para a formação da pauta municipalista catarinense. Nesta sexta-feira (30), às 10 horas, o último encontro ocorrerá em São Cristóvão do Sul, no Parque da Festa da Ovelha, e envolverá a AMURC, a AMPLANORTE e a AMURES. Já ocorreram reuniões em Criciúma, Antônio Carlos, Jaraguá do Sul e Blumenau. Cada região elegeu uma prioridade em nível federal e outra em nível estadual.

PRIORIDADES

A prioridade federal da AMREC, AMUREL e AMESC é a implantação da Ferrovia Translitorânea entre Imbituba e Porto Alegre e a estadual é a construção da interpraias. A região de GRANFPOLIS solicita ao Governo Federal o anel viário da BR-101 e ao Governo Estadual segurança pública.

As regiões da AMVALI e AMUNESC têm como prioridade federal a duplicação da BR-280 e estadual a melhoria do sistema de fornecimento de energia da Celesc. A prioridade federal da AMMVI, AMFRI e AMAVI é a duplicação da BR-470 e a estadual é o aumento de aporto financeiro do Estado para custear a saúde pública e verba suficiente para manter os hospitais existentes, além do repasse de recursos diretamente aos consórcios intermunicipais de saúde.