Prefeitos planejam ações do Mercado Público Regional

Planejamento estratégico do Mercado Público Regional, controle de qualidade da água nos municípios atendidos pelo Programa Gerenciamento das Águas (PROÁGUA) e a viabilidade dos projetos regionais de piscicultura, fruticultura, laboratório de água e elaboração de projetos. Estas são as prioridades para 2012 do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (Cidema), apresentadas aos prefeitos da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

De acordo com o presidente do Cidema, prefeito de São Carlos Elio Pedro Hoss Godoy, a preocupação consiste em manter a estrutura do Mercado Público em funcionamento e criar mecanismos que possam assegurar as atividades para os produtores rurais dos municípios que são o público-alvo do programa. Isso porque dos 17 municípios que iniciaram no projeto, cinco devolveram os boxes.

Atualmente integram o projeto os municípios de Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Sul Brasil e União do Oeste. Os outros boxes são ocupados pela Peixaria, Instituto Saga, Sociedade Amigos de Chapecó, Mapa, ARIS e Arapoc.

No mês de março todos os municípios que constituem a AMOSC serão visitados por uma comissão que avaliará as potencialidades e dificuldades. Os resultados serão discutidos no mês de abril durante assembleia geral ordinária.

ALTERNATIVAS

Segundo o secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig, os principais entraves apontados no abastecimento são inspeção de produtos de origem animal, feiras municipais, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), merenda escolar e logística.

Na questão dos desafios estão fatores como organização da produção, logística de abastecimento e transporte, legalização das bebidas, rotulagem dos produtos, inspeção dos produtos de origem animal, divulgação, ampliação da participação do conselho gestor e inserção de municípios fora da abrangência da AMOSC.

O secretário municipal de agricultura e serviços rurais de Chapecó, Ricardo Lunardi, afirma que a alternativa será o ingresso de outros serviços e comerciantes. "Faremos uma campanha divulgando a abertura do edital de licitação e outra medida será chamar as cooperativas para que viabilizem a logística do transporte dos produtos dos agricultores familiares".

A sugestão é de que, através de licitação, sejam ampliados os produtos e serviços oferecidos para que o cidadão possa encontrar tudo o que procura, além de viabilizar a estrutura e a permanência dos demais participantes instalados. A intenção  é incrementar o Mercado Público com agropecuária, casa de carnes, loja de eletrônicos, lotérica, perfumaria, empório, friamberia, fruteira, loja de aviamentos, farmácia, salão de beleza e floricultura.

BALANÇO 2011

O Programa do Mercado Público Regional (PROMERCADO) promoveu, no ano passado, a degustação de produtos da agricultura familiar na 43ª Convenção Estadual do Comércio Lojista e na 27ª Convenção da Contabilidade de Santa Catarina.

O Mercado Público Regional recebeu a visita de comitivas de agricultores do Paraná e do Espírito Santo. Em 2011 foram comercializados R$ 670 mil.