AMOSC discute prioridades da microrregião

Apresentação do relatório das atividades de 2011 e plano de metas para 2012 foram temas das assembleias ordinárias da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC), do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (Cidema) e do Instituto de Desenvolvimento Regional (SAGA) ocorridas na última semana, em Chapecó.

O presidente da AMOSC, prefeito de Quilombo Lenoir Bigolin, destacou as ações desenvolvidas no ano passado a exemplo do I Seminário de Políticas Públicas para Conservação das Águas, participação na XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, mobilização para regulamentação da EC 29 e da aprovação no Congresso Nacional da partilha dos recursos dos royalties. Além disso, apresentou o balanço anual de 2011.

As prioridades para este ano, segundo Bigolin, no âmbito federal são saneamento básico, royalties do petróleo e pré-sal, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização do magistério e apoiar a proposta de Emenda Constitucional (PEC) 125/2011 que tramita no Senado Federal e destina 10% da arrecadação das contribuições aos Estados e Municípios. As reivindicações ao Governo Estadual estão voltadas à educação, segurança pública e saúde.

CIS/AMOSC

O presidente do CIS/AMOSC, prefeito de Águas Frias Marino Daga, apresentou o relatório das atividades de 2011, com mais de 230 profissionais credenciados, 20 especialidades oferecidas e 25  exames disponibilizados.

De acordo com levantamento, foram mais de 35.704 consultas, principalmente nas especialidades de oftalmologia, ortopedia, dermatologia e urologia. Também ocorreram 75.905 exames, 178.165 análises clínicas, 49.413 fisioterapias e 847 cirurgias. "Na compra de serviços foram investidos R$ 8.139.099,29 no ano passado e desde 2006 foram mais de R$ 40 milhões", complementa Daga.

As metas para este ano do CIS/AMOSC são a policlínica de referência regional, o curso introdutório da estratégia da saúde da família e o manual de fluxos, rotinas e protocolos.

CIDEMA

O do presidente do Cidema, prefeito de São Carlos Elio Pedro Hoss Godoy, apresentou o plano de metas para 2012 que prevê o controle da qualidade da água nos municípios atendidos pelo Programa de Gerenciamento das Águas (PROÁGUA) e o planejamento estratégico do Mercado Público Regional, visando ampliar as parcerias e viabilizar os projetos regionais de piscicultura, fruticultura, laboratório de água e elaboração de projetos.

SAGA

Os projetos executados pelo Instituto Saga em 2011 foram o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura, o fortalecimento da fruticultura e, na Aldeia Kondá, desenvolvimento sustentável e capacitação artesanal. Também foram encaminhados os projetos "leite verde" em parceria com o Sebrae/SC, fruticultura na grande mesorregião fronteria sul, fórum de justiça, artesanato em parceria com a embaixada Alemã que prevê a compra de máquinas e matéria-prima, resíduos sólidos "tecendo rede de reciclagem" em parceria com a ITCP/Unochapecó e ações integradas de economia solidária em Santa Catarina em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

O prefeito de Santiago do Sul, Luis Ferndinando Pacazza, ressaltou que para este ano as prioridades são a elaboração do plano de negócios e a organização dos serviços de inspeção nos municípios do oeste, incentivando a adesão ao Suasa para garantir a circulação de produtos de origem animal.