Municípios têm até 31 de dezembro para enviar dados do IGD

Termina no sábado (31) o prazo para os municípios encaminharem os dados do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) Saúde. A informação é da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), no Brasil 7%, dos gestores municipais ainda não apresentaram o mínimo de 20% do acompanhamento. As 391 prefeituras que ainda não registraram os dados do IGD Saúde podem ter o bloqueio dos recursos, caso não enviem até o prazo.

Levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) revela que, até o dia 16 de dezembro, 5.174 prefeituras cumpriram o acompanhamento mínimo das condicionalidades da Saúde e não têm a possibilidade de qualquer perda do IGD. Na região da AMOSC, destacam-se cinco municípios que cumpriram um percentual superior a 90%: Quilombo (99,46%), Caxambu do Sul (95%), Cordilheira Alta (94%), Águas Frias (93,62%), e Serra Alta (90,67%).

O secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig, enfatiza que os municípios que ainda não cumpriram as exigências precisam verificar se as famílias beneficiadas pelo programa estão regulares com a vacinação e exame de crianças com até sete anos e as gestantes devem estar em dia com pré-natal, consultas pós-parto e a participação em atividades desenvolvidas pelas equipes de saúde local.