Municípios da AMOSC são contemplados com Academia da Saúde

Dez municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) foram contemplados com o programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 7 de abril de 2011. A medida tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividade física, de lazer e modos de vida saudáveis.

O anúncio foi do ministro da saúde, Alexandre Padilha, durante a 11a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). No Brasil foram selecionados 2 mil pólos que serão instalados em 1828 municípios. Da região da AMOSC foram contemplados: Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul e Sul Brasil.

As Academias da Saúde são meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas. Segundo Padilha, a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das DCNT.

O plano tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade.

De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.