Conferência discute garantia de direitos humanos

 

A Frente Parlamentar da Aids, Tuberculose e Hepatites de Chapecó promove nesta segunda-feira (19), das 8h às 11h30, na Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó, a I Conferência Regional de Políticas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (LGBTTT). A iniciativa conta com ao apoio da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

A conferência tem como objetivo buscar a garantia dos direitos da população lésbica, gays, travestis e transexuais. 

A programação conta com o histórico do movimento que será apresentado pelo professor do curso de enfermagem da Udesc e enfermeiro do Hospital Regional do Oeste (HRO) Marson Luiz Klein. Na sequência serão discutidos os empecilhos na implementação de políticas públicas para essa população.

A coordenadora do Núcleo Temático de Gênero, Cultura e Políticas Sociais e coordenadora do Mestrado de Políticas Sociais e Dinâmicas regionais da Unochapecó Myriam Aldana Vargas abordará estudos atuais sobre homofobia na região Oeste de Santa Catarina. Às 9h30 ocorre a apresentação da síntese dos eixos temáticos que norteiam a I Conferência Regional com a coordenadora da Comissão dos Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Mulher e a Família da Assembleia Legislativa, Aldacir Datofol.

A conferência também contará com a divisão de cinco grupos temáticos com os seguintes assuntos: saúde e nome social; previdência social, trabalho, emprego, deficiências e acessibilidade; educação e juventude; direitos humanos, segurança, justiça e violência lesbofóbicas, homofóbicas e transfóbicas e turismo, cultura, esporte, lazer, comunicação e mídia.

Na programação também está prevista plenária para apresentação dos grupos temáticos como as propostas e moções, eleição dos delegados para  a Conferência Estadual LGBTTT de Santa Catarina.